Engenharia à conquista da gestão

in Expresso, 24 de Janeiro 2015

A equipa Bioenergetics venceu um desafio de liderança e como prémio vai integrar a competição.

João Dias, Melissa Botelho, Francisco Carvalho e Pedro Fonseca são alunos do mestrado integrado de engenharia da energia e do ambiente e de engenharia biomédica e biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e formam a equipa Bioenergetics.

No final do ano passado integraram o Leadership Tournament organizado pela AIESEC Portugal onde venceram Henrique Monteiro (Expresso), João Dias, Melissa Botelho, Francisco Carvalho, Pedro Fonseca (membros da equipa Bioenergetics) e Luís Alves Costa, fundador do Global Management Challenge, no restaurante Pabe.

Uma vitória que lhes garantiu a entrada na edição de 2015 da competição e um jantar com Henrique Monteiro, do Expresso, e Luís Alves Costa, fundador desta competição portuguesa de estratégia e gestão.

O Leadership Tournament é um torneiro universitário de liderança organizado pela AIESEC Portugal que na sua quinta edição que terminou no final de 2014, envolveu 880 participantes oriundos de dez faculdades. Este evento convidou os estudantes a conhecerem e desenvolverem as suas competências de liderança e as 25 empresas que nele participaram lançaram desafios às equipas. O Global Management Challenge aplicou o seu simulador às 20 equipas finalistas do Leadership Tournament que tiveram de tomar decisões de gestão, com pouco tempo de diferença entre elas, simulando a pressão que os gestores vivem no seu dia a dia de trabalho. A equipa Bioenergetics obteve o melhor resultado desta etapa e por isso vai integrar o Global Management Challenge 2015.

Lições de vida
Henrique Monteiro e Luís Alves Costa reuniram-se este mês num jantar em Lisboa, no restaurante Pabe, com a equipa Bioenergetis. Durante a noite transmitiram aos quatro estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a vivência do mundo dos media e das empresas. Histórias de vida, percursos académicos e profissionais e a atualidade nacional e internacional foram alguns dos temas abordados.

Para João Dias, este encontro foi “uma oportunidade de trocar opiniões sobre os mais diversos assuntos, mas sobretudo foi possível ouvir e aprender bastante”. Uma posição corroborada pelo seu colega de equipa Francisco Carvalho. “Esperava ter a oportunidade de conhecer e conversar com duas pessoas extremamente conceituadas e com uma vasta experiência em áreas tão distintas. Foi interessante a partilha de experiências entre todos os presentes”, contou.

A equipa Bioenergetics prepara-se agora para representar o Leadership Tournament no Global Management Challenge 2015. Melissa Botelho vai participar pela primeira vez nesta competição. “Espero aprender a ser mais minuciosa, considerar todas as variáveis porque toda elas influenciam o resultado final. Ao mesmo tempo tenciono aprimorar a minha capacidade de trabalhar em grupo e adquirir alguns conhecimentos de gestão de empresas, a superar obstáculos e a não desistir”, comentou.

Pedro Fonseca vai integrar pela segunda vez a competição. “Não sendo novo nesta prova pretendo aprofundar o funcionamento do simulador e ganhar mais sensibilidade para a gestão de uma empresa que pode ser bastante imprecisa e adquirir novas capacidades”, explicou.

A prova começa em maio e as inscrições para participar nesta iniciativa organizada há 35 anos pelo Expresso e a SDG, vão estar abertas até ao final do mês de abril. Para mais informações contactar a SDG-Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, nº 41, 3º andar, em Lisboa (tel. 213 157 618). Pode ainda consultar o sítio www.worldgmc.com.

Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnail_DSC5700