Prova de gestão regressa em novembro

in Expresso, 5 de Julho 2024

Legenda da foto: João Matoso Henriques, CEO da SDG, explica que nesta iniciativa, tanto estudantes como quadros aprendem mais sobre as empresas e desenvolvem competências

A organização espera atingir 500 equipas inscritas no total das duas fases da primeira volta

A primeira fase da primeira volta do Global Management Challenge 2024 arrancou em maio e terminou em junho e contou com 210 equipas inscritas. A organização realiza novamente este ano uma segunda fase da primeira volta, agendada para novembro, para a qual espera atrair cerca de 300 equipas. “Nesta primeira etapa contámos com 210 equipas e esperamos ultrapassar esse número na segunda fase. Para esta edição estimamos números semelhantes aos do ano passado onde tivemos 480 equipas inscritas, mas seria bom ultrapassar as 500”, explica João Matoso Henriques, CEO da SDG, empresa que há mais de 40 anos organiza o Global Management Challenge em parceria com o Expresso.

Inscrições até outubro

As inscrições para esta segunda fase da primeira volta vão estar abertas até ao próximo dia 28 de outubro, sendo que as equipas irão realizar a primeira das cinco tomadas de decisão que terão de enfrentar, no início de novembro. Tal como no ano passado, a segunda volta realizar-se-á entre dezembro e janeiro e a final nacional, na qual será selecionada a campeã nacional, decorrerá em janeiro ou fevereiro de 2025.

Neste desafio os participantes tomam decisões sob pressão e aprendem a gerir conflitos

Com estas duas fases da primeira volta a organização pretende “satisfazer alguns pedidos de empresas que não tiveram tempo de inscrever equipas de quadros até maio ou em que o seu ano fiscal terminou em junho e querem inscrever no ano fiscal seguinte”, refere João Matoso Henriques. Este modelo agrada também às equipas de estudantes que na etapa de maio e junho têm maior fluxo de trabalho académico e por isso menos tempo para se dedicarem a esta competição. Para já e apesar do Global Management Challenge estar presente em mais de 30 países espalhados pelo mundo, este modelo com duas fases da primeira volta só se realiza em Portugal, casa mãe desta competição de estratégia e gestão que teve a sua primeira edição em 1980.

A contribuir para a formação dos portugueses na área da gestão há mais de 40 anos, esta prova permite aos estudantes, segundo o CEO da SDG, “aplicarem os conhecimentos adquiridos nos cursos de gestão. No caso de serem de outras áreas, neste desafio ficam a perceber melhor quais são as práticas da gestão num ambiente virtual e sem risco”.

Novas competências

Neste processo competitivo, podem também adquirir competências de trabalho em equipa, tomada de decisão sob pressão, gestão de conflito, negociação, entre outras.

Para as empresas que o pretendam é ainda possível criar equipas à medida das suas necessidades

No caso dos quadros, aprendem o mesmo que os estudantes, só que “como já se encontram inseridos no meio empresarial têm a oportunidade de entender outras áreas da empresa que não as suas e com isso melhorar o seu desempenho interagindo melhor com os colegas dessas áreas”, salienta João Matoso Henriques.

Para as empresas que o pretendam é ainda possível criar equipas à medida das suas necessidades. João Matoso Henriques explica que os colaboradores que irão participar na prova podem ser escolhidos tendo em consideração os objetivos a atingir. Dá como exemplo e sendo o objetivo a atingir a aceleração da integração de colaboradores recém-contratados, estes podem formar equipa com colaboradores de diferentes áreas e com vários anos de empresa. “Desta forma, além de lhes ser passada a cultura e os valores da organização, ficam também a conhecer colegas de outras áreas ou departamentos”, finaliza.

Para mais informações sobre esta iniciativa, pode consultar o site www.globalmanagementchallenge.pt.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: João Girão

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Altice_2024