in Expresso, 2 de Agosto 2014
A AIESEC considera que o Global Management Challenge é mais uma ferramenta formativa à disposição dos estudantes de economia e gestão.
A parceria entre a AIESEC Portugal e o Global Management Challenge é antiga. Anualmente, esta organização internacional de estudantes envolve universitários de norte a sul do país nesta competição de estratégia e gestão, que considera ser uma oportunidade para os jovens colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na sua formação académica.Na prática, e como explica Cláudia Moura da Silva, do departamento financeiro e legal da AIESEC Portugal, a sua associação divulga a competição no universo das universidades portuguesas onde está representada e organiza equipas de estudantes para competirem na prova. “O balanço desta união é positivo, pois permite aproximarmo-nos mais dos estudantes, dando-lhes novas ferramentas e desafios”, conta.
Na sua perspetiva, o Global Management Challenge “permite aos estudantes aplicarem o conhecimento teórico adquirido em desafios concretos, e daqui irão retirar a experiência de tomar decisões, mensurar os riscos e capacidade estratégica, tornando-os indivíduos mais conscientes e preparados para o tecido empresarial”.A oportunidade que dá de se trabalhar em equipa, desenvolver a capacidade de raciocínio estratégico e de contactar com o mercado empresarial são para Cláudia Moura da Silva algumas das principais características do Global Management Challenge. É sem dúvida, afirma, “uma forma de os universitários contactarem com empresas, especialmente na fase final da prova, o que lhes permite crescer no seu conhecimento de networking e ao mesmo tempo no desenvolvimento da capacidade de raciocínio com desafios reais do dia a dia de uma organização”.A direção da AIESEC considera ainda que, para os universitários, integrar esta prova é uma boa aposta para aqueles que procuram atividades extra às que as faculdades lhes proporcionam, tornandose assim mais ambiciosos e empreendedores.
Conselhos de atuação para as equipas em prova
Atualmente, a competição está na pausa de verão, que se realiza entre o fim da primeira volta, que terminou no final de julho, e o início da segunda volta, que está agendado para o final de setembro.
Às 64 equipas que continuam em prova e vão disputar a fase seguinte deste desafio, Cláudia Moura da Silva aconselha, para terem sucesso, que “sejam proativos na recolha de informação, retirem o máximo dos recursos disponíveis e desenvolvam oportunidades de criação de novos recursos”.Esta é a sua receita para o sucesso nesta iniciativa portuguesa.Presente em Portugal desde 1959, a AIESEC é considerada a maior organização internacional de estudantes do mundo, está presente em 11 universidades nacionais, situadas de norte a sul do país, tendo como membros estudantes de diferentes áreas, desde gestão, economia, engenharia e artes, entre outras.Através dos seus programas de estágios profissionais e de voluntariado, proporciona a muitos jovens a oportunidade de explorar a sua capacidade de liderança. A ligação ao Global Management Challenge é mais uma oportunidade que dá aos estudantes que representa de explorarem as suas capacidades.
Maribela Freitas