Prova desenvolve saberes de gestão

in Expresso, 31 de Maio 2014

A CGI Portugal aposta nas equipas mistas porque acredita que são uma mais-valia tanto para estudantes como para os seus colaboradores.

A participação da CGI Portugal na atual edição do Global Management Challenge centra-se em sete equipas mistas, formadas por estudantes e quadros e mais uma constituída apenas por quadros. Uma escolha que pretende aproximar a empresa do mundo académico e desenvolver competências nos participantes que apoia. “Temos preferência em participar com equipas mistas, pois garantem que criamos oportunidade aos estudantes universitários de entrarem em contacto com quadros experientes da CGI, permitindo conhecer melhor o que fazemos e onde queremos chegar”, explica Elsa Silva Santos, diretora de recursos humanos da CGI Portugal. Acredita que na prática esta ligação é positiva tanto para estudantes como para os seus colaboradores.

Atrair talento
“O Global Management Challenge permite que a nossa organização reforce mecanismos de atração e desenvolvimento de talento, promovendo a marca junto dos universitários e proporcionando a todos os participantes efectivas oportunidades de aplicarem e testarem o seu know-how num contexto simulado da realidade empresarial”, salienta a diretora de recursos humanos. Na sua visão, esta competição, ainda que num ambiente simulado, dá a estudantes e quadros a hipótese de gerirem uma empresa e perceberem como as decisões em diferentes áreas funcionais interagem e criam impacto nas organizações, desenvolvendo competências e talento.

Esta é a oitava participação consecutiva da CGI Portugal nesta iniciativa e ao longo dos anos as suas equipas têm obtido bons resultados. A título de exemplo, em 2012, uma das suas formações ficou em terceiro lugar na final nacional. “Foi motivo para um grande orgulho e acreditamos que excelentes resultados decorrem de trabalho de equipa, ideias arrojadas e muita energia. Este ano a ambição é maior”, refere Elsa Silva Santos. Às equipas que integram esta edição da prova aconselha a que trabalhem em equipa, que conheçam a mecânica do jogo, tomem as melhores decisões e aprendam com os erros, para obterem bons resultados.

Início da competição
A edição de 2014 do Global Management Challenge começa no próximo dia 3, altura em que as equipas vão tomar a primeira de cinco decisões. Estão 423 equipas inscritas que serão divididas em 39 grupos formados por sete equipas e mais 25 que integram seis formações cada. Como é habitual e nesta primeira volta, as equipas vão ter cinco semanas de prova, em que terão de tomar cinco decisões. No final, apenas a equipa que estiver na última decisão na liderança do seu grupo passará à segunda volta do Global Management Challenge 2014, agendada para o final de setembro. Nessa segunda etapa vão estar apenas 64 equipas em competição, organizadas em oito grupos de oito formações cada. Mais uma vez terão de tomar cinco decisões e a que no final estiver no topo do seu grupo passa à final nacional que se realiza a 27 de novembro.

Quem vencer a final nacional irá representar Portugal na final internacional, em abril de 2015, na cidade de Praga.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail