in Expresso, 24 de Maio 2024
Legenda da foto: Alunos que disputaram a final do IST ATC, com elementos da Accenture Portugal
A Accenture Portugal apoia um programa universitário de onde saem equipas para a competição nacional.
Alunos de mestrado do Instituto Superior Técnico inscritos na disciplina de Gestão de Projetos de Engenharia disputaram a final do IST Accenture Technology Challenge (IST ATC). A equipa vencedora está a participar no Global Management Challenge 2024 (GMC).
Este programa, que envolveu no total 41 estudantes, utiliza a metodologia do GMC e é patrocinado pela Accenture, que recebeu na sua sede, em Lisboa, os alunos que competiram na final. Emanuel Agostinho, responsável pela área de consultoria estratégica da consultora, explicou que “é importante esta proximidade com a academia”. Acrescentou que nesta ação os alunos aprendem a trabalhar em equipa e a lidar com imponderáveis e para a consultora é uma oportunidade de avaliar talento. “As competências interpessoais são o que faz a diferença. São muito importantes este tipo de ações para vermos quais as capacidades de desempenho dos estudantes quando enfrentam desafios”, salientou.
Na competição os estudantes aprendem a trabalhar em equipa e a lidar com imponderáveis
A equipa de Marco Gonçalves, formada por alunos de Engenharia Eletrónica e de Computadores, venceu o IST ATC 2024. “Esta simulação demonstra a dificuldade de gerir uma empresa”, afirmou na final. E se foi difícil vencer este programa, não será menos vencer a prova nacional, onde espera melhorar o seu desempenho. Marco Gonçalves acredita que disputar estas iniciativas dá-lhe “experiência, o que muitos candidatos a um emprego não possuem”.
Classificação após a 1ª decisão — 1ª volta
A equipa de Diogo Guerreiro não venceu, mas, mesmo assim, esta foi, para este aluno, “uma experiência divertida, parecida com o que será o futuro”. “Trabalhámos em equipa, dividimos tarefas e aprendemos mais sobre finanças”, explicou. Manuel Ferreira liderou uma equipa de alunos de Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e de Informática. “Tenho interesse pela gestão e este é um contacto muito próximo com a realidade”, vincou na final.
Para João Matoso Henriques, CEO da SDG, que organiza a competição com o Expresso, estes programas “são fundamentais para criar uma maior interação entre o mundo empresarial e as universidades”. E todas as equipas que participaram estão convidadas a integrar o GMC 2024.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Tiago Miranda