in Expresso, 30 de Junho 2023
Estudantes e jovens quadros competiram pela Altice Portugal na primeira fase da primeira volta do Global Management Challenge 2023. Para a empresa esta experiência formativa desenvolve competências como a tomada de decisão, trabalho em equipa, criatividade e liderança, que valoriza nos seus quadros e na hora de contratar.
Para João Zuquete, administrador da Altice Portugal, nesta competição os participantes desenvolvem “a tomada de decisão, uma vez que o simulador de gestão obriga a cinco tomadas de decisão sobre o futuro da empresa, com base num conjunto de indicadores económico-financeiros. Adicionalmente desenvolvem-se competências ao nível do trabalho em equipa, negociação, gestão das emoções e stresse, criatividade e liderança”. Estas são algumas das competências valorizadas por esta empresa, já que, “na hora de contratar talento jovem, aferimos o potencial das mesmas, em cada candidato”, salienta. Nesta edição e no que respeita a equipas de estudantes, a Altice privilegiou alunos das áreas de engenharia e gestão e a equipa interna é formada por jovens quadros. Estes últimos e na perspetiva de João Zuquete, não só colocaram em prática neste desafio competências já adquiridas, como desenvolveram outras ao nível da estratégia e gestão que permitem aumentar o seu desempenho profissional e realização pessoal. Espera que “as aprendizagens e vivências adquiridas, neste desafio de simulação de gestão que funciona como uma ferramenta de formação e desenvolvimento, sejam reproduzidas no quotidiano de trabalho”.
Para Francisco Pereira Reis, chefe da equipa de quadros Altice/Darwin, o balanço desta experiência é positivo. Aprenderam que “nem sempre o que planeamos nos traz o resultado que esperamos. Todos os dias temos de tomar dezenas de pequenas decisões diretamente interligadas a outras futuras. O mercado sofre constantemente alterações que tornam as nossas decisões estratégicas obsoletas, caso não tenhamos planos de contingência em ação”, explica. Já para Inês Cadete, líder da equipa de estudantes Altice/Shark Tank, “foi relevante ter uma introdução aos tipos de análise de valores que se fazem em situações reais, no processo de tomada de decisão”. Acredita que o Global Management Challenge “não se trata apenas de um exercício de concentração, dada a análise requerida, mas também de um primeiro contacto com os desafios do mundo do trabalho na área de gestão”.
Pedro Borges, líder da equipa de estudantes Altice/Open Minds, revela que “esta competição permitiu desenvolvermos ainda mais as nossas capacidades de trabalho em equipa e analíticas e tornámo-nos mais proativos, arriscando cada vez mais ao longo do percurso”.