in Expresso, 31 de Janeiro 2015
Há 21 anos, Carlos Farcug levou o Global Management Challenge para o México e é hoje o parceiro mais antigo desta prova portuguesa.
A vertente formativa desta competição, criada há 35 anos pelo Expresso e a SDG, cativou Carlos Farcug, que em 1994 começou a desenvolver esta iniciativa no México. A sua ideia era a de proporcionar uma experiência única na área da gestão a estudantes e quadros. Na perspetiva de Carlos Farcug, o Global Management Challenge aumenta nos participantes a capacidade de tomar decisões, permite-lhes adquirir uma visão global do que é uma empresa e de como esta funciona, estimula o trabalho em equipa e sob pressão, bem como a capacidade de liderança.
Conta que há 21 anos, quando decidiu avançar com a organização da prova no México, a sua ideia era a de “dar aos estudantes e quadros a possibilidade de participarem numa experiência única na área da gestão que lhes permitisse desenvolver capacidades e conhecimentos estratégicos na direção de empresas”.
Neste país têm sido maioritariamente os universitários a aderir a este desafio, e só na edição de 2014 participaram mais de 1300 estudantes. Carlos Farcug não tem dúvidas de que esta competição é “uma ferramenta de aprendizagem inovadora e de prestígio internacional”.
Luís Alves Costa, presidente da SDG, relembra que a possível entrada no México lhe foi sugerida por um professor universitário mexicano que teve contacto com o Global Management Challenge e considerou que seria importante para o seu país contar com esta iniciativa.
Ao contrário de alguns países onde os organizadores locais da competição têm mudado ao longo dos anos, no México tem sido sempre Carlos Farcug a promover este desafio de gestão. “Na linha do modelo de negócio sustentável nas parcerias, esta é a prova de que, quer nacional quer internacionalmente, a longevidade dos nossos parceiros é um ponto importante que faz manter ativo o Global Management Challenge”, finaliza Luís Alves Costa.
Maribela Freitas