in Expresso, 27 de Outubro 2023
A CGD utiliza a metodologia do Global Management Challenge para treinar aptidões dos seus colaboradores.
Oito equipas de quadros de diferentes geografias da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disputaram este mês, em Lisboa, a final de uma competição interna que utilizou uma versão simplificada do Global Management Challenge. Tanto nesta iniciativa como na participação na prova nacional, o objetivo é treinar competências de gestão e o trabalho em equipa.
“Neste programa os participantes aprendem uns com os outros e observam a evolução das suas ações. Enfrentam decisões de gestão, ligadas a vendas, marketing, gestão de stock e distribuição de dividendos, e há um aprofundar de conhecimentos e o lidar com novos desafios”, explicou Paulo Macedo, presidente da CGD, na final desta iniciativa interna que envolveu equipas da Europa, Ásia, América e África, onde o banco está presente. Salientou que os quadros tiveram a oportunidade de trabalhar em conjunto, nas cinco tomadas de decisão que efetuaram e, conhecer colegas de outros países. Na competição nacional e ao apoiar a inscrição de equipas, a CGD está mais uma vez a apostar “na formação de quadros”, referiu.
Pedro Theotónio é o líder da equipa do BNU Macau que venceu este programa. Revelou após a vitória que “é muito enriquecedor, tínhamos uma equipa multidisciplinar e acabámos por trabalhar com diferentes pessoas, conceitos e experiências”. Acrescentou que o segredo da vitória residiu “no trabalho em equipa”. Em Macau, Pedro Theotónio já integrou o Global Management Challenge e não descarta a hipótese de o voltar a fazer.
Para João Matoso Henriques, CEO da SDG, estes programas são uma oportunidade “para as pessoas que trabalham em diferentes geografias criarem networking. Desenvolve competências que vão ser úteis no seu dia a dia”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: João Girão