in Expresso, 21 de Junho 2024
Legenda da foto: Ana Teresa Canotilho, Madalena Albuquerque e Luís Sampaio, da Altice Portugal
A Altice Portugal é uma das entidades que participam na 45ª edição do Global Management Challenge
Terminou esta semana a primeira fase da primeira volta do Global Management Challenge 2024. A Altice Portugal está a participar com 10 equipas de quadros e três estão apuradas para a segunda volta, agendada para novembro. Tanto para a empresa como para os participantes esta prova funciona como uma ação de formação na área da gestão.
Com o apoio a equipas de quadros a Altice Portugal pretende desenvolver competências nos seus colaboradores. “Este tipo de experiências e simulações desafia-os a trabalharem em temas novos e em equipas muito diversas e potencia um momento de networking e de partilha”, explica Madalena Albuquerque, administradora da Altice Portugal com o pelouro dos recursos humanos. Na sua opinião, nesta prova os quadros colocam em prática competências adquiridas e desenvolvem outras de estratégia e gestão em matérias como gestão de recursos, de pessoas ou marketing. “Neste formato de simulação empresarial interativa, onde as equipas visam obter o melhor desempenho do investimento para as suas empresas, são desenvolvidas, entre outras, competências ao nível da tomada de decisão, análise e pensamento crítico, assunção de riscos, gestão emocional e trabalho em equipa”, salienta. Espera que as aprendizagens e vivências obtidas neste desafio, que funciona como uma ferramenta de formação e desenvolvimento, sejam reproduzidas no quotidiano de trabalho.
Nesta prova de estratégia e gestão os participantes adquirem uma visão transversal da gestão de uma empresa
Luís Sampaio é o líder da equipa Meo Mavericks, apurada para a segunda volta, formada por cinco quadros da Altice. “Integrar o Global Management Challenge pareceu-nos uma excelente oportunidade para aprender e crescer”, refere. O maior desafio foi o “curto espaço de tempo que tivemos para tomar a primeira decisão. Interpretar os dados complexos e criar uma estratégia eficaz em pouco tempo foi exigente”. Deram a volta à situação com muita discussão e foi essa abordagem coletiva que permitiu tomarem decisões mais informadas e eficazes. Em jeito de balanço, explica que “aprende-se imenso nesta prova sobre a importância da comunicação e colaboração. Ajudou-nos a melhorar e a aplicar os conhecimentos analíticos que já temos, tornando-nos mais eficazes na interpretação de dados e na criação de estratégias. Também percebemos como pequenas decisões podem ter grandes impactos e como é crucial manter a flexibilidade e adaptabilidade num ambiente competitivo”.
Ana Teresa Canotilho define esta prova como “uma experiência desafiadora, onde se absorvem e consolidam conhecimentos”. Lidera a equipa As 5 Conexões Meo, apurada para a segunda volta. Acredita que são várias as aprendizagens obtidas nesta iniciativa “ao nível de conhecimento técnico de gestão, noção de dimensão da empresa, tomada de decisões estratégicas, análise de dados e interpretação dos resultados. Nas competências comportamentais destacamos o trabalho em equipa, comunicação, pensamento crítico e a capacidade de resolução de conflitos”. Espera agora, com as suas colegas de equipa, aplicarem o que aprenderam. “Estes conhecimentos fazem-nos ter uma visão mais transversal da gestão e da empresa, o que nos irá ajudar no desenvolvimento das nossas carreiras, seja em que contexto for.”
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Tiago Miranda