Aprender a gerir em equipa

in Expresso, 24 de outubro de 2020

Legenda da Foto: Rui Sales Rodrigues, da Accenture, com João Matoso Henriques, da SDG

A Accenture Portugal vai participar na prova com equipas de quadros selecionadas numa iniciativa interna.

Ao gerirem uma empresa em competições de estratégia, os colaboradores das organizações desenvolvem o trabalho conjunto bem como competências de liderança e gestão. Para a Accenture Portugal a aprendizagem iniciada no programa interno Accenture Masters será aplicada e ampliada no Global Management Challenge 2020.

“O Accenture Masters é uma competição de estratégia e gestão que nasceu no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Accenture em Portugal. Somos parceiros do Global Management Challenge e este foi um dos pontos de partida para a criação de uma iniciativa interna, que se pretendia personalizada, 100% digital e adaptada ao contexto remoto”, explica Rui Sales Rodrigues, diretor de Marketing e Comunicação da multinacional. O evento durou seis semanas e os participantes tiveram de gerir uma empresa utilizando o simulador do Global Management Challenge. Equipas de quadros que integraram esta ação vão participar na segunda edição da primeira volta da edição de 2020 da competição nacional que arranca já em novembro.

“Depois desta primeira experiência, as equipas vão competir em representação da Accenture, contra formações de outras organizações e estudantes universitários. Torna especialmente interessante ver não só as novas estratégias que vão aplicar, mas também a experiência que já levam e que poderá ser preponderante na sua performance”, frisa o diretor de Marketing. Acrescenta que em experiências como estas os quadros aprendem a ser flexíveis, a tomarem decisões concertadas, a confrontarem-se com o erro e a terem a consciência de que qualquer decisão tomada terá uma consequência a prazo. Competências que melhoram “a forma de trabalhar, pensar e agir no seu dia a dia”.

João Matoso Henriques, CEO da SDG, entidade que com o Expresso organiza o Global Management Challenge desde 1980 revela que “este tipo de ações enquadram-se na nossa oferta de programas de formação interna à medida. A nível nacional as equipas vão ter uma experiência distinta da que já viveram, tento em conta que a duração total, bem como o tempo entre decisões e o número destas é diferente”.

Segismundo de Bragança lidera uma das equipas que vai participar na edição de 2020, em representação da multinacional. Depois do Accenture Masters “queremos ir mais a fundo, desta vez numa competição global, com equipas que não são de colegas e claro, com um grau de desafio mas também de preparação maior”, salienta. Acredita que as simulações não transformam de um dia para outro quadros em gestores, mas fornecem-lhes conceitos de gestão que são úteis para o seu percurso profissional.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Botelho

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

inscricaoclaran