Uma aproximação à vida das empresas

in Expresso, 4 de Maio 2013

A Essilor Portugal vai apoiar a inscrição de 20 equipas nesta prova que considera espelhar o dia a dia da gestão.

O Global Management Challenge nada mais é do que uma simulação da vida das empresas em que as equipas têm de tomar decisões de gestão para obter os melhores resultados. E é esta aproximação à realidade e ao dia a dia de trabalho de um gestor que cativa a Essilor Portugal e a leva a apoiar 20 equipas na edição de 2013 desta iniciativa portuguesa.

A participação da multinacional na prova vai dividir-se entre equipas de estudantes, quadros e mistas, sendo que as formações de universitários vão ser maioritárias. Para João Lima, diretor-geral da Essilor Portugal, “a essência desta competição é promover a formação prática, uma vez que está muito próxima do que é a vida real das empresas”. Estudantes e quadros, ao participarem neste desafio, têm a oportunidade de se colocar no papel do gestor. Na prática, “aprendem a gerir e a tomar as decisões certas sob pressão”, salienta João Lima.

Apoio à competição
Além do apoio à inscrição de equipas, a Essilor Portugal patrocina também o Global Management Challenge. Para João Lima, este desafio de estratégia e gestão aproxima a empresa que dirige do mundo académico e empresarial. Acrescenta ainda que “é uma iniciativa nacional que existe há mais de 30 anos, é pioneira e internacionalizou–se”. O balanço que faz da relação com esta prova, organizada pelo Expresso e pela SDG, é positivo, ainda mais porque na edição do ano passado amultinacional contou com uma equipa na final nacional.

A primeira volta da competição começa no final deste mês. As formações vão ser divididas por grupos e vão ter cinco semanas para tomar cinco decisões de gestão. As mais bem classificadas de cada grupo irão integrar a segunda volta, agendada para setembro. Dessa segunda volta sairão oito equipas que disputarão a final nacional, em novembro.

Na edição deste ano entra em campo uma nova versão do simulador que vai trazer novas decisões na área das finanças, sustentabilidade, produção, entre outras. Vai também tornar a competição mais estimulante e próxima do que é o atual mundo dos negócios.

Conselhos de atuação
Às equipas que vão competir, o diretor-geral da Essilor Portugal aconselha a “trabalharem em equipa, a partilharem a informação e a terem uma abordagem positiva aos problemas”. Os participantes devem ainda, dentro das suas formações, perceber o contributo e a mais-valia que cada membro pode dar e tentar encontrar uma solução em conjunto na altura de tomar as decisões. Ainda no campo dos conselhos, João Lima adverte que “não se deve ser precipitado na altura de decidir. Apesar de as equipas estarem sob pressão devem ter um método de abordagem aos problemas e evitar precipitações.”

As inscrições para a atual edição do Global Management Challenge vão estar abertas até ao próximo dia 14. Para mais informações contactar a SDG-Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, nº 41, 3º andar, em Lisboa (telefone 213 157 618), ou através do e-mail gmc@sdg.pt. Pode ainda consultar o sítio na internet www.worldgmc.com.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail