Um primeiro contacto com a gestão

in Expresso, 13 de Outubro 2012

Dalila Maria Santos, parceira da Deloitte, participou em 1988 e 1989 na competição. Dessa experiência dos seus tempos de estudante realça a aprendizagem obtida sobre a vida das empresas.

A participação de Dalila Maria Santos no Global Management Challenge remonta aos anos 80 do século XX. Na altura, era aluna do curso de Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e participar nesta competição permitiu-lhe um contacto efetivo com as grandes variáveis da gestão de um negócio.
Após ter terminado a licenciatura, em 1990, Dalila Maria Santos começou a trabalhar na Arthur Andersen, na área fiscal e de projetos de investimento.

Mais tarde, em 1993, transitou para a área de consultoria de gestão na qual, desde então, tem vindo a trabalhar. Atualmente, é partner da Deloitte na área de consultoria de estratégia e operações. “No primeiro ano de participação, em 1988, fomos com muito mérito até à penúltima fase da prova”, conta Dalila Maria Santos. No ano seguinte, voltou a integrar o desafio, mas a sua equipa não chegou à fase final. Dessa altura, guarda uma boa memória e revela que se hoje fosse estudante, voltaria a integrar a prova.

Para Dalila Maria Santos, o Global Management Challenge foi “uma experiência de aprendizagem e de apreensão das variáveis que interferem e que podem ser decisivas no mundo da gestão dos negócios. No caso da nossa equipa foi particularmente importante, na medida em que todos nos tornámos atores principais e ativos na gestão, quer empresarial quer associativa e pública”. Entre os vários parâmetros experimentados no Global Management Challenge destaca a perceção do impacto das decisões de investimento a nível produtivo e comercial no orçamento global da empresa e como a concorrência se posiciona no mesmo negócio e facilita as decisões num primeiro momento.

Aprendeu também que é necessário planear, ter emconsideração os improváveis e saber lidar com esses fatores, quer de redução abrupta quer de crescimento da atividade. Nos idos anos 80, a maior dificuldade encontrada na competição foi, explica Dalila Maria Santos, “tentar lidar com os imponderáveis do negócio, das oscilações do mercado e das práticas da concorrência, isto é, por muito que desejássemos não conseguíamos saber qual a estratégia dos outros grupos”. Às equipas que estão a disputar a segunda volta da competição, a partner da Deloitte aconselha a “aproveitarem esta oportunidade para pensar, estruturar, simular e testar as estratégias de variadíssima índole, pois o ritmo de mudança na economia real é bem diferente da do Global Management Challenge”. Lembra ainda aos participantes que não devem desistir em face dos resultados, pois o fator de insucesso de hoje pode ser o sucesso de amanhã.

MANTER POSIÇÕES

Faltam apenas duas semanas para terminar a segunda volta do Global Management Challenge 2012.
Depois da tomada desta terceira decisão, registaram-se alterações nas lideranças dos grupos. Prova mais do que evidente de que as equipas estão a lutar com todas as armas de que dispõem para se qualificarem para a final nacional, agendada para o dia 27 de novembro. Em relação à passada semana e como se pode verificar nos quadros publicados em anexo, estão quatro novas equipas na liderança, nomeadamente nos grupos 1, 6, 7 e 8. Os grupos 2, 3, 4 e 5 mantiveram a mesma formação no topo que na passada semana. É de salientar ainda que as formações estão muitos próximas no que respeita a resultados, sendo que a quarta decisão irá decerto provocar alterações nas chefias dos grupos. No que respeita a empresas com formações na liderança, esta semana a primazia vai para a Caixa Geral de Depósitos com três, seguida da Portugal Telecom com duas. O Finicrédito, a EDP e a CPC IS conseguiram que uma das suas equipas atingisse a liderança de um grupo.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail