Treino de gestão para quadros

in Expresso, 11 de Maio 2013

A REN e a Auto Sueco valorizam a capacidade formativa da competição e o desenvolvimento de competências que potencia.

O grupo Auto Sueco vai apoiar seis equipas de quadros na edição de 2013 do Global Management Challenge. Já a REN centra a sua participação também nos quadros, mas com apenas quatro formações. Em comum as empresas têm a convicção de que esta iniciativa treina competências, desenvolve saberes e aproxima os seus colaboradores da realidade da gestão.

Além de Portugal, o grupo Auto Sueco vai apoiar equipas nas edições angolana e brasileira desta competição criada em Portugal em 1980. “O formato do Global Management Challenge proporciona uma experiência de treino nas competências associadas à gestão de uma empresa na sua globalidade, contemplando a análise financeira, as decisões de investimento, a gestão operacional e a capitalização dos recursos humanos”, explica Carla Teixeira, diretora de capital humano e comunicação corporativa do grupo Auto Sueco. O ambiente de competição e pressão que se vive neste desafio com visibilidade interna e externa exige dos colaboradores da Auto Sueco competências comportamentais que são cada vez mais essenciais no contexto económico atual. Daí que as equipas que o grupo vai apoiar sejam formadas por quadros de áreas de intervenção distintas dentro da sua estrutura.

Ambição e arrojo

A multidisciplinaridade cria, na opinião de Carla Teixeira, grupos de trabalho mais próximos da realidade e aptos para tomarem decisões estratégicas no âmbito do Global Management Challenge. Aos estudantes e quadros que vão estar em prova aconselha a estudarem bem o manual, a estruturarem a equipa de forma a que os conhecimentos técnicos necessários para cada decisão estejam assegurados, e a serem arrojados nas decisões, sem perderem a noção da responsabilidade do risco assumido.

Por seu lado, Elsa Carvalho, diretora de recursos humanos da REN, aconselha as equipas que vão competir a “tomarem decisões refletidas, pois estas terão impacto nas jogadas seguintes e na sua permanência neste desafio”. Espera que os seus quadros retirem aprendizagens e conhecimentos desta experiência que, apesar de ser ‘virtual’, é útil para os desafios futuros que irão encontrar. Para a diretora de recursos humanos da REN, o Global Management Challenge “permite trabalhar temas de gestão de uma forma bastante prática e ativa através de um simulador que serve de base à competição e que evidencia um grau de complexidade que se traduz numa visão muito próxima da realidade do mundo empresarial”.

Os seus colaboradores vão aprendendo com esta competição a gerir o tempo, a trabalhar em equipa, a partilhar informação e responsabilização, a tomar decisões e a negociar. “Este tipo de iniciativas tem sempre um impacto muito positivo na motivação e na criação de networking interno”, finaliza.

As inscrições para a atual edição do Global Management Challenge vão estar abertas até ao próximo dia 14. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão através do telefone 213 157 618 ou correio eletrónico gmc@sdg.pt. Pode ainda consultar o sítio na internet www.worldgmc.com.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail