in Expresso, 7 de Novembro de 2009
Peter Mottek, CEO do Barclays em Portugal, explica às equipas a força que os colaboradores têm numa empresa
A área dos recursos humanos é uma das mais negligenciadas pelas equipas no Global Management Challenge. Fora da vida simulada, e na perspectiva de Peter Mottek, CEO e country manager do Barclays em Portugal, muitos gestores não dão o devido valor a esta área que é fulcral para qualquer organização. “Na gestão de uma empresa, um dos erros mais frequentemente cometido é não se dar o devido valor à gestão de recursos humanos. São estes que nos dão a massa crítica essencial para o desenvolvimento do negócio e como tal devem estar sempre no topo das prioridades”, explica Peter Mottek.
Presente em 50 países, o Barclays conta com 300 anos de história e emprega mais de 140 mil pessoas. Em Portugal, esta instituição é uma das patrocinadoras do Global Management Challenge. Às equipas que vão enfrentar no próximo dia 11 deste mês a final nacional, Peter Mottek lembra que a constituição de um programa de recursos humanos adequado e consistente deverá ser um dos primeiros passos da constituição de qualquer empresa. “Quando tal não acontece corre-se o risco de assistir à desmotivação das equipas, o que afecta inevitavelmente o negócio”, frisa. Na perspectiva do CEO do Barclays Portugal, o Global Management Challenge treina competências de gestão importantes como o trabalho em equipa, a gestão do tempo e de informação, bem como o planeamento e a antecipação. Qualquer uma destas mais-valias é essencial para as empresas actuais. Se forem bem trabalhadas e desenvolvidas de forma integrada na estratégia da organização, permitem distinguir entre uma boa e uma má empresa.
“O Global Management Challenge tem todas as virtudes para potenciar a criação de gestores de sucesso em Portugal”, salienta Peter Mottek. Esta competição é ainda “um excelente ponto de partida para todos aqueles que queiram entrar no mundo empresarial com bases para um sucesso futuro”, finaliza.