Prova treina saberes de gestão

in Expresso, 18 de Abril 2014

A Dalkia e a Generali acreditam que este desafio desenvolve competências e é uma experiência única para quadros e estudantes. A edição de 2014 do Global Management Challenge começa em maio e as empresas ultimam a sua escolha de equipas.

O grupo Dalkia vai apoiar duas formações de quadros e o grupo Generali duas de estudantes. Embora a aposta seja diferente, as duas entidades acreditam na capacidade formativa desta competição que desenvolve saberes de gestão, estimula o trabalho em equipa e demonstra como se gere uma organização.
“A competição permite obter uma visão holística da empresa, essencial nos tempos que correm”, explica Teresa Beleza, diretora de recursos humanos do grupo Dalkia. As duas equipas de quadros que o grupo vai apoiar serão formadas por jovens colaboradores oriundos de diversas empresas e departamentos.

Uma escolha que se prende com a vontade de partilhar experiências e de ter numa só equipa diferentes visões de gestão e do negócio. Teresa Beleza integrou esta iniciativa há alguns anos e considera que é uma experiência enriquecedora e divertida. Espera que os colaboradores da Dalkia aproveitem ao máximo e obtenham novos conhecimentos. “O Global Management Challenge é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de competências de gestão, a nível de liderança e negociação. Através de uma forma aparentemente simples, é possível visualizar o impacto das nossas decisões na prossecução da estratégia, complicando um pouco, porque existem outros participantes e a concorrência por vezes é mortal”, salienta.

Quadros versus estudantes
Vasco Sabino, diretor de recursos humanos da Generali, acredita que iniciativas como o Global Management Challenge permitem treinar características importantes nos participantes. “Todos os processos de decisão assentam na capacidade de entender as várias evidências que coincidem no espaço e no tempo. Apenas através da experimentação, errando e acertando, é possível aprender e desenvolver aquelas capacidades”, refere. A Generali vai apoiar duas equipas de estudantes das áreas de matemática e gestão e cada uma vai contar com um tutor da empresa, com larga experiência profissional que acompanhará as formações ao longo das várias fases da competição. Conta Vasco Sabino que este contacto próximo entre as equipas e a Generali tem como objetivo mostrar aos membros das formações como é interessante trabalhar no mercado segurador. Além do mais e na sua perspetiva esta prova proporciona aos participantes “uma oportunidade única de gerir uma empresa e tomar decisões de gestão de topo, sem correr os riscos do mundo real”.

Às equipas que vão participar neste desafio português, Vasco Sabino recomenda, para terem sucesso, que “analisem bem os dados e tomem decisões ponderadas e refletidas. Devem conhecer bem o simulador, ser criativos e acima de tudo divirtam-se com esta experiência única”.

As inscrições para a atual edição da prova vão estar abertas até ao final do mês. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, nº 41, 3º andar, em Lisboa (tel. 213 157 618). Pode ainda consultar o sítio na internet: www.worldgmc.com.
Maribela Freitas

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

35anosGMCdefault-thumbnail