in Expresso, 15 de Outubro de 2011
Equipas de estudantes marcam presença na competição. São apoiadas por empresas que acreditam estar a contribuir para a formação dos jovens universitários
O treino do pensamento estratégico, o desenvolvimento da capacidade de liderança e a possibilidade de aplicar a teoria aprendida nas universidades à prática empresarial, são algumas das qualidades que a Staples e a Konica Minolta apontam ao Global Management Challenge. Estas organizações têm vindo a apoiar equipas de estudantes na competição. Encaram este apoio numa ótica de responsabilidade social, uma vez que acreditam estar a contribuir para a formação dos jovens que no futuro vão estar a liderar as empresas nacionais.
“Para a Staples é importante apoiar os gestores de amanhã. Esta competição permite aos universitários iniciarem-se no mundo da gestão que é um grande desafio diário”, comenta Olga Frazão, diretora de marketing da Staples. Na sua perspetiva, o Global Management Challenge, nascido em Portugal, é uma das maiores competições de gestão e estratégia do mundo. “É uma prova que abre horizontes, testa limites e estimula a competência, algo com a qual a Staples se identifica e crê ser fundamental no mundo profissional”, acrescenta.
Aprender na prática
Treino para a vida das empresas, esta prova organizada pelo Expresso e a SDG, aplica a teoria na prática, auxilia os estudantes a lidar com as dificuldades e problemas inerentes à gestão do dia a dia, desenvolve o sentido de responsabilidade e a orientação para objetivos. A estes pontos Olga Frazão acrescenta ainda que o Global Management Challenge permite perceber a importância dos prazos e do trabalho em equipa. Todos estes fatores contribuem para algo de extrema importância e que é a capacidade de pensar de forma estratégica e empreendedora.
Na edição de 2011 a multinacional apoiou a inscrição de 20 equipas de estudantes. “Esta ação inscreve-se na nossa responsabilidade de desenvolver capacidades e lutar para uma maior igualdade social e de oportunidades”, revela Olga Frazão. Acredita que o Global Management Challenge é uma montra de talentos onde empresas e estudantes partilham conhecimentos e trocam experiências. Por este motivo abre também oportunidades de carreira aos jovens estudantes.
O talento presente na competição não passa despercebido na Konica Minolta. A empresa apoiou dez equipas de universitários este ano e encara a participação na prova como uma forma de recrutar jovens quadros, de contribuir para a notoriedade da sua marca e de proporcionar mais formação à população universitária. “Mesmo num cenário de crise as empresas não devem descurar as suas responsabilidades corporativas de âmbito social que se podem traduzir em diversas áreas de atuação”, explica Patrícia Pereira, dos recursos humanos da Konica Minolta. Acredita que esta iniciativa é mais um exemplo de uma atividade de responsabilidade social na medida em que procura, através do conhecimento, dotar jovens de mais capacidade de integração num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. “O Global Management Challenge está desenvolvido para desafiar as mentes dos estudantes e explorar a sua capacidade de decisão sobre um extraordinário número de variáveis num curto espaço de tempo”, salienta Patrícia Pereira. Funciona também como um elo de ligação entre o meio académico e a vida profissional, fator essencial para desenvolver uma carreira que se deve alicerçar no binómio conhecimento/experiência.