in expresso, 25 de Dezembro de 2010
Após a adesão de Angola e do Gana, o Global Management Challenge chega agora à Costa do Marfim e ao Benim
Arranca no final de janeiro do próximo ano a primeira edição do Global Management Challenge na Costa do Marfim e no Benim. A organização local da competição espera atingir cerca de 200 equipas em ambos os países.
“A aceitação deste desafio, tanto por parte das universidades como de patrocinadores e meios de comunicação social, tem sido boa. Estamos a trabalhar para que seja um sucesso”, explica Aziz Diallo, organizador da prova tanto na Costa do Marfim como no Benim. A empresa a que pertence, a Educarriere Holding Ltd., gere portais na área da educação e carreira nestes dois países. Dependendo do sucesso que venham a ter com a competição na Costa do Marfim e no Benim, a expectativa é para continuarem a expansão do Global Management Challenge em África, nomeadamente para os Camarões, ainda em 2011, e mais tarde para o Burkina Faso, Mali, Senegal e Congo, entre outros.
“Este desafio é um excelente exercício prático para jovens graduados e estudantes, uma vez que lhes possibilita terem uma visão completa da gestão de uma empresa, apercebendo-se de quais são as questões mais importantes na direção de uma organização e o peso da tomada de decisão”, salienta Aziz Diallo. O seu primeiro contacto com a competição deu-se durante o período em que estudou em Paris. Acreditou neste produto disseminado um pouco por todo o mundo e resolveu replicá-lo na Costa do Marfim e no Benim. Na perspetiva de Aziz Diallo, “o Global Management Challenge irá dotar os jovens de maior sensibilidade e competitividade na altura em que se dirigirem ao mercado de trabalho para procurarem um emprego”.
Contrariamente ao que acontece na Europa, iniciativas internacionais como esta, relacionada com a gestão de empresas, são uma inovação para a África Ocidental. Para o organizador local, este é “sem dúvida um bom conceito para manter os jovens focados naquilo que é essencial para eles, ou seja, os seus estudos e terem um melhor entendimento do mundo dos negócios, enquanto ainda estão na universidade”.