In Expresso, 25 de Agosto 2012
Anualmente, o Canal Superior apoia equipas na competição e divulga esta iniciativa portuguesa junto do público universitário.
O Canal Superior apoia há alguns anos equipas de estudantes no Global Management Challenge, uma iniciativa que é vista por esta entidade como uma ação de formação que testa competências e introduz os jovens ao mundo da gestão.
Para lá de apoiar formações, este meio de comunicação social que tem como público-alvo as universidades e politécnicos nacionais, acompanha a competição e divulga-a junto da comunidade académica.
“O Global Management Challenge desempenhaumpapel fundamental na formação dos futuros profissionais, sobretudo nas áreas da economia e gestão, ao permitir-lhes testar competências e adquirir conhecimentos através do simulador”, refere Ana Oliveira, jornalista do Canal Superior. Na sua perspetiva, a prova dá aos estudantes a oportunidade de participarem na vivência empresarial, uma experiência que não lhes é proporcionada nos planos curriculares convencionais.
A ligação do Canal Superior a esta competição portuguesa, implantada já em mais de 40 países, surge pela qualidade, profissionalismo e dimensão alcançada e pelo interesse que desperta nos estudantes do ensino superior, emespecial das áreas de economia, gestão e também em engenharia e marketing.
Comandar uma empresa
Todos os anos, dezenas de estudantes entram na competição. Na presente edição do Global Management Challenge e das 512 equipas que participaram na primeira volta que terminou em junho, 321 eram formadas por universitários. Um número que comprova o interesse que a prova suscita no meio académico.
Destas, apenas 19 equipas integram o grupo das 64 formações que vão disputar a segunda volta. Para Ana Oliveira, “o realismo da competição permite aos alunos trabalharem e testarem competências ao comando de uma empresa virtual e a globalização da prova são alguns dos seus pontos fortes. De realçar também o contributo que iniciativas desta natureza podem dar na promoção do empreendedorismo, num contexto económico que não só o valoriza como dele necessita”.
No Canal Superior, e além do já referido apoio a equipas, o Global Management Challenge é acompanhado do início ao fim através de notícias e reportagens divulgadas no site e na emissão. “A associação a uma iniciativa reconhecida pelos estudantes, profissional e bem-sucedida, são mais-valias para um projeto como o do Canal Superior”, refere Ana Oliveira. Acredita que ao integrarem a competição, os estudantes ficam mais preparados para enfrentarem o futuro.O desempenho desenvolvido pelos universitários ao longo das decisões tomadas neste processo, pode ainda captar o interesse das empresas que estão envolvidas na prova e criar portas de entrada para o mercado laboral.
A segunda volta do Global Management Challenge começa no final de setembro. Mais uma vez, as equipas terão de tomar cinco decisões. Serão selecionadas oito formações que irão enfrentar a final nacional, agendada para novembro.