in Expresso, 3 de Setembro 2016
A Imagegate e a Generali defendem que o Global Management Challenge é um instrumento formativo no qual os universitários testam capacidades e treinam competências de gestão.
Na atual edição da competição tanto a Imagegate como a Generali optaram por apoiar a inscrição de equipas de estudantes.
Uma decisão que teve como base contactarem com talento e darem a futuros profissionais a oportunidade de tomarem decisões e liderarem uma empresa.
Maria Lacerda, diretora-geral da consultora de comunicação Imagegate, defende que “nesta competição os estudantes têm uma oportunidade única de ter a sua primeira experiência profissional, embora fictícia, porque o jogo de gestão está estruturado de uma forma extremamente exigente, rigorosa e quantificável”.
Entre as competências trabalhadas cita a capacidade de tomar decisões com ferramentas efetivas de estratégia e cálculo, a gestão de negócio com o claro objetivo de criar valor, aliado à capacidade de trabalhar em equipa com prazos definidos.
Maria Lacerda acrescenta ainda que a escolha de equipas de universitários teve como objetivo observar os diferentes comportamentos de relacionamento de trabalho sob pressão e de contactar com os recursos humanos que futuramente vão estar nas empresas.
Às valências já referidas Vasco Sabino, diretor de recursos humanos da seguradora Generali acrescenta “a capacidade de raciocínio e organização, de identificar e priorizar sobre inúmeras variáveis e de identificar as decisões tomadas e as suas consequências”. Salienta que iniciativas como esta permitem, num ambiente controlado, criar registos de vivências, decisões, argumentos e análise que podem vir a ser usadas e replicadas noutras situações.
Na prova é ainda trabalhada a assertividade, curiosidade e o trabalho em equipa. Competências que em última análise são diferenciadoras, não opinião de Vasco Sabino, de um bom profissional.
Maribela Freitas