in Expresso, 22 de Março 2014
Os vencedores de 2013 partilharam a experiência vivida com os oficiais da Marinha que, este ano, vão participar na competição.
A Escola Naval da Marinha Portuguesa abriu esta semana as portas à equipa da EDP que venceu a edição de 2013 do Global Management Challenge. Numa sessão com cadetes e oficiais, os campeões nacionais partilharam a experiência vivida na competição e experimentaram umsimulador de navegação, numa preparação para a sua ida à final internacional desta prova. “Desafio e uma oportunidade de aprender mais”, foi como a equipa portuguesa definiu a competição, na Escola Naval, perante uma plateia atenta. Engenheiros civis de profissão, explicaram que tentaram sempre decidir em conjunto e quando não chegavam a consenso recorriam a votação. Durante a competição tiveram de mudar algumas vezes de estratégia, mas esteve sempre direcionada para vencer a concorrência. Contaram ainda que, de toda esta experiência, ficou o espírito de equipa.
A Marinha Portuguesa vai participar com uma formação de oficiais na atual edição do Global Management Challenge. Para o 2º tenente Dinis Barbosa, que integra esta equipa, “é uma oportunidade para pôr à prova os conhecimentos adquiridos, quer na Escola Naval quer nos desempenhos que efetuamos nos cargos por que vamos passando”. Depois de ter ouvido a equipa portuguesa, afirmou que esta iniciativa “exige decisão, liderança, empenho e trabalho em equipa, que são fatores muito importantes na vida militar e também na civil. Ter de tomar decisões sob pressão, vai ser uma mais-valia para o trabalho que desempenho na Marinha” salientou Dinis Barbosa.
Durante o dia que os campeões portugueses passaram na Marinha, tiveram a oportunidade de executar um exercício de liderança e trabalho em equipa utilizando um simulador de navegação. Sérgio Silva liderou os seus colegas na navegação, a bordo de um navio. Um exercício que considerou desafiante.
Maribela Freitas