in Expresso, 8 de Novembro 2014
Cerca de 8500 gregos já participaram nesta competição de estratégia e gestão, criada há 35 anos em Portugal pelo Expresso e a SDG.
Um programa inovador e formativo na área da gestão é como Theofilos Kontozis, organizador do Global Management Challenge na Grécia, define esta competição portuguesa.
A prova chegou a terras gregas há dez anos e já envolveu 8500 pessoas, que viram nesta iniciativa uma oportunidade de desenvolverem competências. “Lançámos a prova na Grécia para responder a uma necessidade crescente da geração mais nova por uma alternativa de aprendizagem moderna, complementar à formação universitária e que prepara para a vida profissional”, refere Theofilos Kontozis. Acrescenta ainda que este desafio aproxima as universidades do mundo empresarial e permite às organizações desenvolverem competências nos seus recursos humanos.
Até agora, a aceitação por esta iniciativa em território grego tem sido boa. Segundo dados da organização local, cerca de 1900 equipas oriundas de 67 universidades já integraram este evento. Por parte da comunidade empresarial, cerca de 75 empresas e organizações já apoiaram equipas e pelo menos 25 destas acolheram jovens participantes nos seus negócios.
Para Theofilos Kontozis, o Global Management Challenge provou ser uma experiência de valor para jovens e quadros de empresas e há quem tenha integrado mais do que uma vez este desafio, que em cada edição proporciona aprendizagens diferentes e permite aos participantes testarem conhecimentos e tornarem-se gestores de excelência.
Maribela Freitas