in Jornal de Negócios, 30 de Novembro de 2011
A equipa que venceu as duas primeiras eliminatórias do jogo de gestão em Portugal, vai agora disputar a final internacional em Kiev, com as equipas que se apuraram noutros 39 países.
A equipa AlumniGMC Críticos venceu o jogo organizado pelo Expresso e pela SDG –Simuladores de Gestão, apurando-se entre 640 equipas que concorreram, em Portugal, este ano. Só a China e Rússia tiveram um maior número de equipas em competição.
A equipa vencedora do Global Management Challege (GMC) em Portugal já marcou presença noutras finais. Composta por três membros da Critical Manufacturing, venceu as edições de 2008 e de 2009, tendo participado nas edições de 2007 e 2008 sob o nome Qimonda.
O GMC é um jogo de gestão de origem portuguesa, que “cedo apostou na sua internacionalização”, explica o comunicado. “Começámos pelo Brasil e há cerca de 15 anos chegámos à República Popular da China e a Macau. Este ano ficou marcado pela entrada dos Estados Unidos”, explicou o presidente da SDG – Simuladores de Gestão, Luís Alves Costa.
Este ano, o GMC contou pela segunda vez com uma semifinal e uma final. Das 640 equipas presentes na primeira volta, as 80 vencedoras foram seleccionadas para uma segunda volta, após a qual, 20 conseguiram o apuramento para a semifinal.
Nesta fase, as equipas integradas por estudantes, profissionais e mistas tomaram cinco decisões e as duas vencedoras bateram-se na final. A equipa vencedora vai à capital da Ucrânia, Kiev, debater a final internacional entre 18 e 20 de Abril do próximo ano.