in Expresso, 10 de Novembro de 2012
Três equipas de alunos de engenharia da Universidade do Porto vão integrar a edição de 2013 do Global Management Challenge. Os alunos de engenharia encontram no Global Management Challenge uma oportunidade de aplicarem conhecimentos de gestão e de observarem os resultados práticos das decisões tomadas. Bernardo Almada Lobo, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acredita que a participação na competição é uma aprendizagem que pode fazer a diferença na vida profissional destes estudantes.
A SDG desenvolveu este ano pela primeira vez um programa com a FEUP em que alunos de oito mestrados de engenharia, inscritos em cadeiras de gestão, tiveram de gerir uma empresa, à luz do que se passa no Global Management Challenge. Participaram 55 equipas nesta formação que contou com o apoio da Tabaqueira, uma subsidiária da Philip Morris International. As três equipas que se destacaram no processo, realizado no mês passado, vão integrar a edição de 2013 desta competição de estratégia e gestão organizada pelo Expresso e a SDG.
“A realização do FEUP Management Challenge teve como objetivo oferecer uma formação complementar à componente letiva”, explica Bernardo Almada Lobo, responsável por esta ação na FEUP. Acredita que os alunos tiveram aqui a oportunidade de testar conhecimentos de gestão, lidar com a concorrência e desenvolver competências de organização, trabalho em equipa e liderança.
Competição nacional Já na edição de 2013 do Global Management Challenge os alunos de engenharia vão estar a competir num cenário nacional, o que lhes exigirá um esforço adicional na definição de estratégias e uma atenção redobrada na sua implementação e adaptação no decorrer das decisões. Para Bernardo Almada-Lobo esta prova tem um impacto diferente consoante o percurso do estudante e a sua familiaridade com os conceitos de gestão. “Para alguns poderá passar pelo simples facto de ganharem já alguma consciência sobre o processo de gestão e tomada de decisão em empresas”, realça o docente.
Acrescenta que este aspeto pode ser relevante para o seu futuro profissional, mas pode também assumir especial importância no curto prazo no caso de desempenharem funções em PME ou se avançarem para a criação de um negócio. Para além da componente formativa, o Global Management Challenge cria, na ótica de Bernardo Almada Lobo, uma ponte entre o mundo das universidades e o das empresas.
Tanto assim é que a Tabaqueira apoiou a iniciativa da FEUP e a participação das três melhores equipas na competição nacional. Vai também dar um estágio à melhor equipa. Susana Véstia, diretora de recursos humanos da Tabaqueira, acredita que o Global Management Challenge é uma iniciativa de excelência, promovendo o empreendedorismo, criatividade, a capacidade de os participantes se desafiarem a si próprios, expondo-os a desafios idênticos ao contexto real das empresas. “Permite ainda uma exposição e experiência internacional aos participantes, que os valoriza bastante enquanto profissionais”, finaliza. No próximo dia 27 realiza-se a final nacional da edição de 2012 da prova. Daqui sairá o vencedor que irá representar Portugal internacionalmente em abril de 2013.