Empreendedorismo e inovação em foco

in Expresso, 17 de Março de 2012

A Rede Alumnigmc iniciou um ciclo de “Conversas com Sucesso”. O secretário de Estado Carlos Oliveira foi o orador convidado

A Rede Alumnigmc foi criada há cerca de um ano e agrega os antigos participantes do Global Management Challenge. Esta associação assume-se como um fórum de discussão de ideias e, nesse âmbito, iniciou este mês um ciclo de conferências intitulado “Conversas com sucesso” que irá prolongar ao longo do ano. Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação foi o orador convidado.

O evento decorreu este mês, em Lisboa, no auditório do Banco Popular. A sessão abordou o tema da importância da competitividade e empreendedorismo no mercado português e internacional e foi moderada por Nicolau Santos, diretor-adjunto do Expresso. “Estes temas são absolutamente cruciais no momento que o país atravessa e ninguém melhor do que Carlos Oliveira que tem um passado inovador e empreendedor e ocupa esta pasta no governo, para transmitir a importância destas matérias”, referiu no evento Rui Semedo, presidente da Rede Alumnigmc e do Banco Popular. Acrescentou que este ciclo de conversas pretende fomentar a troca de ideias entre antigos participantes da competição, oradores e demais convidados.

Carlos Oliveira tem um passado empreendedor. No ano 2000 criou a Mobicomp, uma empresa que obteve reconhecimento nacional e internacional, tendo sido adquirida em 2008 pela Microsoft. O secretário de Estado passou à plateia a ideia de que o desenvolvimento e crescimento da economia nacional e o aumento da competitividade só são possíveis com mais empreendedorismo e inovação, sendo esta a perspetiva do atual governo. Mais empreendedorismo “Precisamos de mais empresas e empreendedores e que os já instalados inovem e tragam mais valor aos seus produtos e que a internacionalização seja possível para mercados importantes para esses setores de forma a aumentarem a competitividade da economia e o valor que essas empresas geram para o país”, explicou Carlos Oliveira. Acredita que o país precisa de iniciativas com visão estratégica nas suas áreas e que sejam também estratégicas para Portugal.

Na discussão com a plateia, o secretário de Estado lembrou a necessidade da proatividade, citando como exemplo setores que atravessaram crises e encontraram em nichos de mercado e na internacionalização um caminho. Salientou ainda que é preciso ambição, paixão pelo que se faz e acreditar que se pode ter sucesso. E falando de internacionalização, Carlos Oliveira salientou que o Global Management Challenge “é um exemplo de como a partir de Portugal se consegue, numa área onde o país até nem é reconhecido, criar e surpreender a nível internacional. Só não conseguimos fazer aquilo que não tentamos”.

As inscrições para edição de 2012 do Global Management Challenge vão estar abertas até meados de abril. Para mais informações contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, n.º 41, 3.º andar, em Lisboa (tel. 21 3157618). Pode ainda consultar o sítio na internet www.worldgmc.com.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnaildefault-thumbnail