in Expresso, 22 de Outubro de 2011
O desenvolvimento de competências e o trabalho em equipa cativa a participação de novas empresas e mantém ativa a ligação com organizações que apostam nesta prova
O aspeto formativo do Global Management Challenge é apontado por empresas estreantes e repetentes como aquilo que justifica a sua ligação a esta competição de estratégia e gestão. A Unilever Jerónimo Martins e os CTT são disso exemplo.
“Quisemos proporcionar não só o desenvolvimento e aprendizagem da gestão em equipa, mas também o aumento de competências pessoais”, revela Carlos Figueiredo, diretor de recursos humanos da Unilever Jerónimo Martins. A participar pela primeira vez este ano na competição, a empresa apoiou duas equipas de quadros. Conta Carlos Figueiredo que “cada elemento teve de desenvolver uma visão geral de todas as áreas de uma empresa, independentemente da função que desempenha na vida real ou académica”. Acredita que a grande mais-valia deste desafio é tornar os participantes melhores gestores. A prova obriga-os a tomarem decisões que têm impacto na empresa como um todo e em todas as áreas envolventes, desde o desenvolvimento de produtos, à sua produção e lançamento em canais estratégicos, com um determinado preço que garanta sucesso no mercado, mas ao mesmo tempo ofereça uma margem competitiva, até à definição do plano de marketing e comunicação.
Vantagens da prova
Para Carlos Figueiredo a participação na competição fomenta o trabalho em equipa e a delegação de tarefas para garantir os melhores resultados; melhora as competências de gestão e a tomada de decisão e conduz a uma maior compreensão sobre outras áreas funcionais do negócio, fora da esfera de ação diária. Acrescenta que “os quadros aprendem que o trabalho em equipa é primordial e que uma organização depende de excelentes recursos, principalmente de pessoas que fazem a diferença, que arriscam para tornar a empresa num sucesso com as suas decisões estratégicas”.
À semelhança da Unilever, também os CTT acreditam que esta iniciativa desenvolve competências profissionais nos quadros, o que é primordial perante o conjuntura económica que se vive. A crença nas qualidades formativas do Global Management Challenge tem motivado os CTT a apoiarem a inscrição de equipas nos últimos dez anos. A edição de 2011 não foi exceção e estiveram envolvidas dez formações de colaboradores dos correios. “Esta prova contribui para estimular os nossos quadros, sobretudo os mais jovens, levando-os a alargar e enriquecer a forma como olham para o mercado, para os nossos negócios e para a envolvente, o que ganha maior acuidade no atual quadro da liberalização total da atividade”, explica António Marques, diretor de recursos humanos corporativos do grupo CTT.
A competição ajuda a lidar com variáveis complexas inter-relacionadas e obter conhecimentos nos diversos domínios da gestão. É para António Marques “uma oportunidade de desenvolvimento profissional e constitui-se como uma ação formativa que desperta um espírito de competição saudável, permite o contacto com quadros de outras empresas, a comparação de capacidades e a deteção de falhas de competências de gestão que devem ser desenvolvidas”.
Veja as classificações totais em: https://www.expresso.pt/worldgmc