in Expresso, 2 de Fevereiro de 2013
Grupo Lena e PrimeIT valorizam a vertente formativa da competição e apoiam a inscrição de equipas mistas e de quadros.
Em maio, começa mais uma edição do Global Management Challenge e diversas empresas já avançaram com a inscrição de equipas. O Grupo Lena e a PrimeIT são disso exemplo, tendo optado respetivamente por equipas mistas e de quadros.
O carácter formativo desta competição organizada há mais de 30 anos pelo Expresso e a SDG tem cativado muitas organizações. Miguel Henriques, presidente da Lena Ambiente e Energia, empresa do Grupo Lena, considera-a “um instrumento de formação muito potente”. É que não só simula situações reais do mundo empresarial em diversas áreas estratégicas como também coloca os participantes perante a complexidade das questões com que um gestor se defronta diariamente. Na edição de 2013 desta prova, o Grupo Lena vai apoiar cinco equipas mistas, ou seja, formadas por estudantes e quadros.
“O objetivo é complementar a formação dos nossos quadros e pô-los a interagir com jovens estudantes que em breve vão entrar no mercado de trabalho e aumentar a notoriedade do grupo”, revela Miguel Henriques.
Acrescenta ainda que na sua perspetiva esta competição de estratégia e gestão é na prática uma aprendizagem muito positiva, da qual tanto quadros como estudantes universitários saem beneficiados. E se as equipas que vão estar em prova se dedicarem e trabalharem a fundo podem vir a ter sucesso neste desafio.
Desenvolver competências contrariamente ao Grupo Lena, a PrimeIT vai centrar a sua intervenção no Global Management Challenge no apoio a uma equipa de quadros. “Queremos dar oportunidade aos colaboradores da empresa de viverem a experiência de gerir uma organização, perceber como a tomada de decisões afeta as várias áreas de negócio e tirarem partido desta experiência para o futuro”, explica Ricardo Carvalho, CEO da PrimeIT. Quer também dar visibilidade à estrutura que dirige, bem como criar networking com as empresas que apoiam a competição.
O desenvolvimento de competências organizativas e de gestão, bem como o espírito de equipa e identificação com a empresa, são alguns dos objetivos que a PrimeIT quer atingir com a inscrição da equipa de quadros. Ricardo Carvalho acredita que ao passarem por esta experiência os seus colaboradores terão a oportunidade de se inteirar da importância da tomada de decisão e aprenderão a lidar com as consequências das opções tomadas. “Vão também verificar a importância de trabalhar verdadeiramente em equipa e de confiar nos colegas”, salienta.
Na qualidade de gestor, Ricardo Carvalho aconselha as equipas que vão estar a competir a delinearem e aplicarem uma estratégia logo desde o início. Lembra ainda que vão estar perante decisões complexas e abrangentes e que por isso devem empenhar-se para atingir bons resultados.
As inscrições para o Global Management Challenge 2013 vão estar abertas até ao final de abril. Para mais informações, contactar a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, Av. João Crisóstomo, nº 41, 3 º andar, em Lisboa (tel. 213157618). Pode também consultar o sítio na internet www.worldgmc.com. e ficar a saber sobre esta iniciativa.
Maribela Freitas