in Expresso, 22 de Setembro de 2012
O Grupo Lena acredita que a competição forma para a gestão e mostra os problemas reais que as organizações enfrentam.
O lado formativo do Global Management Challenge, uma vez que testa as capacidades de gestão dos participantes e os leva a decidir sobre o destino de uma empresa, tem motivado o Grupo Lena a apoiar equipas nesta competição. Na presente edição deste desafio organizado pelo Expresso e a SDG, o grupo apoiou cinco formações de estudantes.
Apesar de nenhuma delas se ter qualificado para a segunda volta, o balanço do Grupo Lena é positivo, pois considera que contribuiu para a formação de jovens universitários. “O Global Management Challenge é um instrumento de formação muito potente, ao simular situações reais de decisões empresariais. Valorizamos acima de tudo o facto de se tratar de decisões estratégicas e que envolvem todas as áreas funcionais, desde a financeira a recursos humanos, marketing e operações”, explica Miguel Henriques, presidente da Lena Ambiente e Energia, empresa do Grupo Lena. Acrescenta que ao passarem pela competição, os estudantes apercebem-se da complexidade das questões com que se defronta um gestor. Podem também participar no processo coletivo de decisão e ainda sentirem como uma decisão tomada hoje, por inócua que possa parecer, terá reflexos no desempenho futuro da empresa.
Conselhos de gestão
O Grupo Lena tem vindo a apoiar preferencialmente equipas de estudantes provenientes dos Institutos Politécnicos de Leiria e Santarém. Miguel Henriques acredita que a participação na competição pode fazer a diferença no futuro profissional dos jovens. Aconselha-os nas entrevistas de trabalho a demonstrarem, por exemplo, sensibilidade para a complexidade de decisões que terão de tomar e a mostrarem que conhecem os múltiplos aspetos que estão envolvidos no dia a dia das organizações. Às equipas que continuam em prova na segunda volta, Miguel Henriques aconselha a trabalharem ao máximo. Uma regra que se aplica tanto à atividade de estudante como a qualquer profissão.
“Além da utilização de ferramentas profissionais de análise da informação e modelização das decisões, prestem muita atenção àquilo que os outros concorrentes fazem e fizeram, estudem bem o impacto das vossas próprias decisões, arrisquem mas sem serem muito aventureiros. Sejam ousados sem pensarem que inventaram o ovo de Colombo”, salienta o presidente da Lena Ambiente e Energia.Começa já na próxima semana a segunda volta do Global Management Challenge. Vão estar em prova 64 equipas que serão divididas por oito grupos constituídos por oito formações cada. Os participantes terão de tomar cinco decisões e, na última, a equipa que estiver na liderança do seu grupo, qualificar-se-á para a final nacional, agendada para 27 de novembro. Na prática apenas oito equipas vão chegar à fase final da competição de onde sairá o campeão nacional. A equipa vencedora irá representar Portugal na final internacional, que se realizará em abril de 2013, em Bucareste, na Roménia.