Estudantes testam a realidade da gestão

in Expresso, 4 de Outubro 2014

A Universidade de Évora encara a participação na prova como um exercício prático para os seus alunos.

Com oito equipas na segunda volta do Global Management Challenge 2014, a Universidade de Évora (UE) é a instituição de ensino superior mais representada nesta etapa da competição.

Cesaltina Pires, professora do departamento de gestão da UE e coordenadora das equipas que integram a prova, explica que os estudantes, ao participarem neste desafio, experimentam a realidade da gestão e ficam mais motivados para os estudos académicos. “A competição contribui para os nossos alunos terem uma visão mais integrada das várias áreas de gestão e ajuda-os a desenvolver a capacidade de tomar decisões. Aprendem ainda a importância da informação e da necessidade de fazer contas quando se toma uma decisão”, refere Cesaltina Pires. A UE começou esta edição da competição com 12 equipas constituídas por alunos do segundo e terceiro ano da licenciatura em Gestão e continua com oito formações em prova. “Depois de em 2013 termos tido três equipas na final nacional, este ano tivemos um maior número de alunos a querer participar”, conta a professora. O balanço da participação é positivo e na sua perspetiva os estudantes que experimentam este desafio ficam mais motivados para o curso. “Para os alunos mais novos o primeiro contacto com algumas decisões é feito na competição. Quando apren- dem essas matérias nas aulas, percebem porque são importantes e como vão ser usadas na tomada de decisão”, acrescenta.

Impacto no futuro
A participação no Global Management Challenge é para Cesaltina Pires um ponto muito forte no curriculum vitae de qualquer aluno, dada a reputação reconhecida da prova junto de gestores e empresários. Um facto que é valorizado pelos estudantes. “Não sabemos se integrar esta iniciativa, só por si, representa uma entrada no mercado de trabalho, mas claramente impulsiona. Um jogo como este prepara para eventualidades que aqui podem ser apenas ‘jogadas’, mas que no mercado de trabalho são cruciais”, frisa Inês Neves, líder da equipa Uéprogress, que está a competir na segunda volta.

Esta formação é constituída por cinco alunas do terceiro ano da licenciatura em Gestão. Ambiciosas, as alunas querem ter o melhor desempenho possível e chegar à final nacional.

Inês Neves revela que com esta experiência familiarizou-se com a visão interna de uma empresa e aprendeu a trabalhar em equipa e a tomar decisões. “Deu para imaginar um pouco do que vamos encontrar no nosso futuro”, finaliza.

MUDANÇA NA LIDERANÇA
As 64 equipas que estão a competir na segunda volta do Global Management Challenge 2014 já tomaram a segunda decisão e, como se pode verificar na tabela publicada em anexo, essa ação provocou mudanças nas chefias de grupos. Em relação à passada semana, os grupos 2, 3, 5 e 6 contam agora com uma nova equipa na liderança. Contudo, e uma vez que as formações ainda têm mais três decisões para tomar, são esperadas mais mudanças durante as próximas semanas. Após esta segunda decisão, o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento é organismo mais representado, sendo que duas das suas equipas estão na chefia de grupos.

A TAP Portugal, Banco BIC, Marinha, CGD, Randstad e Iten, contam com uma liderança cada.
Maribela Freitas

Classificação após a 2ª decisão – 2ª volta – no artigo publicado no Jornal Expresso (clique aqui)

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

final_internacionaldefault-thumbnail