A SDG desenvolveu para a Caixa Geral de Depósitos (CGD) uma competição internacional de gestão à medida que envolveu colaboradores de diversas geografias
Em Abril passado, a SDG desenvolveu para a CGD um programa internacional recorrendo ao simulador de gestão, onde participaram 22 equipas formadas por elementos de 13 unidades, à semelhança do que é feito no Global Management Challenge:
DIN_Escritórios Representação (Bélgica, Alemanha, AP Londres, Venezuela), Sucursal França, Sucursal Nova York (EUA), Banco Caixa Geral Angola, Banco Comercial do Atlântico (Cabo Verde), Banco Comercial e de Investimentos (Moçambique), Banco Interatlântico (Cabo Verde), Banco Internacional de São Tomé e Príncipe (São Tomé e Príncipe), Mercantile Bank (África do Sul) e Banco Nacional Ultramarino_Macau (China).
“O objectivo desta iniciativa, além das componentes de formação que o jogo proporciona foi contribuir para a dinâmica corporativa e envolvimento cultural do grupo, promovendo a proximidade entre unidades no exterior”, explica Jorge Duro, director central da Direcção de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da CGD.
Tal como é feito na competição nacional, também aqui as equipas foram divididas em grupos, tiveram de tomar decisões de gestão sobre a sua empresa e foram ultrapassando etapas até ao apuramento das oito melhores equipas para participarem na grande final que decorreu na sede da CGD em Lisboa. A primeira edição do Global Management Challenge Intra Grupos CGD terminou com a vitória da equipa Team Mercantile, do Mercantile Bank da África do Sul.
Jorge Duro acredita que o que esteve em causa nesta ação foi “o espírito de competição e de aproximação e conhecimento mútuo, pelo envolvimento das equipas e partilha da experiência que viveram”. É que durante um período de tempo colegas tiveram de trabalhar em conjunto em prol da concretização de um objectivo comum que neste caso era vencer.
Para além desta iniciativa a CGD tem mantido uma presença constante no Global Management Challenge a nível nacional. Encara a competição como uma ferramenta de formação para os seus colaboradores dado que aqui têm a oportunidade de desenvolver conhecimentos de gestão e treinar competências como o trabalho em equipa e a liderança.