in Expresso, 19 de Novembro 2016
A equipa que vencer na próxima semana a prova em Portugal, irá representar o país a nível internacional no Qatar.
A expansão internacional do Global Management Challenge tem incidido nos últimos anos, em grande parte, na região do Médio Oriente. Para a organização da competição esta é uma zona estratégica e de forte aposta. Tanto assim é que no próximo ano a prova vai alargar-se a mais dois países da região e a final internacional será organizada pela primeira vez por um país árabe, o Qatar, em abril.
“Tendo em conta as dificuldades que os países europeus têm sentido nos últimos anos e os desafios que tanto a América Latina como a China têm vindo a enfrentar, os países do Médio Oriente são uma boa aposta para desenvolver a rede internacional de participantes do Global Management Challenge”, refere João Matoso Henriques, CEO da SDG, empresa que há 37 anos organiza a prova em parceria com o Expresso. Acrescenta ainda que “os países árabes estão a ocidentalizarem–se bastante e a recetividade a iniciativas estrangeiras é cada vez maior”.
Pela sua dimensão, organização política e cultural, os países do Médio Oriente são olhados pela SDG de forma global e não individualmente. Atualmente a competição está presente no Qatar, onde vai já na sua terceira edição, Kuwait e Emirados Árabes Unidos. No próximo ano começa a ser realizada na Arábia Saudita e Líbano. Para já o objetivo da SDG é consolidar a presença nestes destinos, sem deixar de estar aberto à entrada de quem mais se queira juntar ao desafio português de estratégia e gestão.
Na próxima semana realiza-se em Lisboa a final nacional portuguesa da edição de 2016 e a equipa vencedoraá irá ao Qatar, competir pelo título mundial, frente a mais de 30 países.
Jornalista: Maribela Freitas/Expresso