in Expresso, 1 de Março 2024
Suplemento GMC integral: (clique aqui)
Legenda da foto: Manuela Vaz, presidente da Accenture Portugal
Com duas equipas na final nacional, a Accenture Portugal foi a empresa com maior representação nesta etapa da competição
A Accenture Portugal é patrocinadora do Global Management Challenge e apoia anualmente a participação de equipas. Em 2023, das 48 equipas que apoiou, duas chegaram à final nacional e uma delas foi a vencedora. Para Manuela Vaz, presidente da Comissão Executiva da multinacional em Portugal, esta competição apresenta o ambiente perfeito para os participantes trabalharem em equipa, testarem estratégias, desenvolverem competências e aprenderem mais sobre gestão.
“O Global Management Challenge desenvolve competências fundamentais para o mercado de trabalho, as quais valorizamos, como a capacidade analítica, o trabalho em equipa, a tomada de decisão, a comunicação assertiva e a ousadia”, explica. O simulador utilizado é complexo e, na sua opinião, permite aos estudantes ganharem uma perspetiva das diferentes áreas de uma empresa e do papel e contributo de cada um dos seus departamentos para o desempenho global. Na prova desenvolvem ainda as suas capacidades de análise e resolução de problemas, a gestão de tempo e compreendem a importância do pensamento estratégico no processo de tomada de decisão. São competências que esta empresa valoriza quando contrata, já que, como refere a sua presidente, “alunos que apostem em desenvolver as suas competências de diferentes formas e em diferentes contextos é o talento que queremos claramente atrair”. Como fonte de recrutamento, o Global Management Challenge “permite-nos estar próximo destes jovens e apresentar a Accenture como uma das entidades empregadoras mais relevantes em Portugal, que impulsiona a inovação nas organizações líderes de mercado, ajudando-as a aplicar tecnologias de ponta na transformação dos seus negócios e nos sectores onde operam”, salienta.
Na presidência da Accenture Portugal há escassos meses, Manuela Vaz refere que “é um enorme privilégio ter a oportunidade de liderar esta empresa. Temos uma força de trabalho altamente preparada e vamos reforçar as nossas equipas com o talento certo para darmos suporte aos nossos clientes neste contexto altamente dinâmico e volátil”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotografo/Expresso: João Girão