in Expresso, 18 de Novembro de 2017
Legenda: Os vencedores em pleno processo de decisão na final nacional
Cinco equipas de quadros, duas de estudantes e uma mista lutaram pelo título de campeão do Global Management Challenge 2017
Quatro quadros e uma estudante formam a equipa que esta semana, em Lisboa, venceu a edição portuguesa do Global Management Challenge 2017. Depois de esta formação, apoiada pela PME Fábrica de Tecidos Carvalho e pelo IAPMEI — Agência para a Competitividade e Inovação, ter ficado em segundo lugar na edição de 2016, voltou a participar este ano e conseguiu atingir o ambicionado primeiro lugar do pódio. O segredo da vitória residiu, nas palavras de João Maia, líder da equipa vencedora, “numa estratégia agressiva” que deixou para trás a concorrência.
A próxima etapa no percurso destes vencedores promete ser mais dura. É que os cinco jovens irão representar Portugal na final internacional desta iniciativa portuguesa de estratégia e gestão, que se realiza de 16 a 18 de abril do próximo ano, no Dubai. Aí terão de lutar pelo título de campeão mundial juntamente com mais de 30 países.
Atualmente o Global Management Challenge é a maior competição mundial do gé- nero pelo número de países envolvidos. No horizonte da sua expansão internacional avistam-se novas entradas para a lista de destinos que a disputam, nomeadamente a Nova Zelândia, Uganda, Austrália, Libéria, Timor-Leste, Mali e Moçambique. São alguns dos países que estão na fase final de negociação para pertencerem a esta rede. Já a Islândia e a Índia vão arrancar no próximo ano com a primeira edição.
No jantar de gala de entrega de prémios aos vencedores desta 38ª edição, a organização juntou governantes, empresas e entidades que patrocinam e apoiam tanto esta prova como as equipas que nela participam. Como é habitual, na ocasião distinguiram-se a Staples Portugal e o IAPMEI, respetivamente, como patrocinadora e apoiante do ano. Uma distinção que realça o envolvimento e auxílio destas duas entidades no crescimento nacional deste desafio.
Veja aqui o suplemento integral do artigo Expresso
Jornalista Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo Expresso: José Caria