Rússia acolhe final internacional de 2020

in Expresso, 4 de junho de 2021

Legenda da Foto: A expectativa da organização da prova é que a final internacional se realize de forma presencial

O evento está previsto para o final do próximo mês de setembro, na cidade de Nizhny Novgorod.

A organização do Global Management Challenge prevê realizar em setembro, na Rússia, a final internacional relativa à edição de 2020, com as equipas a competirem presencialmente. No próximo mês de julho realiza-se o evento mundial da edição de 2019, mas em formato online.

A pandemia tem vindo a afetar vários negócios e inicia­tivas, e esta competição de estratégia e gestão, organizada há mais de 40 anos pelo Expresso e a SDG, não é exceção. João Matoso Henriques, CEO da SDG, conta que “a final internacional da edição de 2020 realizar-se-á na Rússia, no final de setembro deste ano, e será incluída nos eventos de comemoração dos 800 anos da cidade de Nizhny Novgorod”. Acrescenta que “está tudo a ser preparado para que este evento seja presencial. Se o nível de restrições relacionadas com a covid-19 a isso o obrigar, a final internacional poderá vir a ser parcial ou totalmente online”. Esta será a quarta vez que a Rússia acolhe este evento, que já se realizou nas cidades de Khanty-Mansiysk, Sóchi e Ekaterimburgo.

Devido à pandemia, não foi possível realizar no ano passado a final internacional relativa a 2019. A organização não quer deixar a data sem campeão e no final de julho irá juntar online as equipas para determinar o vencedor. O evento será monitorizado a partir de Lisboa.

O IMPACTO DA PANDEMIA

João Matoso Henriques lembra que, “até aqui, sempre que houve uma crise, era limitada a uma determinada área geográfica. Com a pandemia não foi o caso, e fomos afetados em todas as geografias”. Mesmo com este cenário, a maior parte dos mais de 30 países onde esta iniciativa está presente tem vindo a realizar as suas edições. A vizinha Espanha é disso exemplo. A edição que arrancou em novembro do ano passado e que terminou agora em maio, com a vitória de uma equipa de estudantes oriundos da Universidade Autónoma de Madrid, contou com a presença de 712 equipas, distribuídas por nove competições regionais. Os participantes eram todos estudantes universitários.

Teresa de la Cal Losada, da organização espanhola, acredita que, “anualmente, o nível da competição aumenta em Espanha, e as equipas estão cada vez mais bem preparadas para gerir as suas empresas. Estão a fazer um bom trabalho, e a vencedora irá enfrentar a final internacional com confiança”. Quanto ao impacto da pandemia, releva que “este foi um ano difícil para todos, afetou os nossos patrocínios e tivemos de alterar o plano de expansão”.

Após 10 anos de ausência, o Global Management Challenge voltou em 2020 a realizar-se em Itália. O país foi muito afetado pela covid-19, mas mesmo assim 34 equipas disputaram a edição do ano passado. A edição em curso em Itália, cuja equipa vencedora vai ser conhecida a meio deste mês, conta com 64 equipas de universitários. Andrea Carissimo, o organizador local, refere que “as pessoas estão recetivas a participar neste tipo de desafio”. Na sua perspetiva, uma competição como esta “permite aos participantes perceberem como funciona uma empresa, passando da teoria à prática”.

No que respeita à expansão internacional, o Chile e a Colômbia são os mais recentes países a juntar-se à comunidade que disputa o Global Management Challenge.

MUDANÇA NAS LIDERANÇAS

As equipas que estão a disputar a primeira volta do Global Management Challenge 2021 tomaram esta semana a sua terceira decisão o que provocou mudanças na liderança de 21 grupos. Os restantes 34 grupos mantiveram a mesma chefia o que prova que as equipas estão empenhadas em manter a sua posição, numa altura em que faltam apenas duas decisões para o término desta etapa inicial. Atualmente a EDP e a Fujitsu Portugal são as empresas com mais equipas na liderança de grupos, com o total de cinco cada. Seguem-se-lhe a REN, IT Sector e a CGD que contam com quatro chefias cada.

Consulte a Classificação da Primeira Volta do Global Management Challenge 2021: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

clara raposo revisto 2iefp valadas