Macau vence final internacional de 2019

in Expresso, 6 de agosto de 2021

Legenda da Foto: A equipa vencedora, formada por quatro estudantes macaenses, durante a final online

O evento decorreu em Lisboa, contou com a participação de 16 países e Portugal foi representado por uma equipa de cinco quadros da Caixa Geral de Depósitos.

A organização do Global Management Challenge monitorizou, a partir da cidade de Lisboa, a final internacional da edição de 2019 desta competição, que decorreu online no final de julho. Estiveram a disputar o título de campeão mundial 16 países, incluindo Portugal. Macau, representado por uma equipa de quatro estudantes universitários, foi o vencedor deste evento.

“É uma honra participar e ser campeão do Global Management Challenge”, referiu Zheng Bowen, líder da equipa macaense, após a divulgação dos resultados deste torneio mundial. Na sua ótica, numa competição como esta aprendem-se estratégias de gestão, verificam-se os resultados das decisões tomadas e trabalha-se em equipa.

Quanto à estratégia utilizada, o chefe da equipa de Macau pouco contou. Referiu ainda, no entanto, que a Rússia, país que ficou agora em quarto lugar na tabela classificativa, foi um dos adversários mais fortes durante a final. A última vitória internacional de Macau nesta competição ocorreu na edição de 2017.

UMA SEMIFINAL COMPETITIVA
Neste evento que se deveria ter realizado em abril de 2020, mas devido à pandemia foi adiado, participaram 16 países, nomeadamente a Austrália, Brasil, Colômbia, República Checa, Equador, Índia, Itália, Quénia, México, Panamá, Polónia, Portugal, Rússia, Eslováquia, Espanha e Macau.

Estes participantes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos de quatro equipas cada que disputaram uma semifinal renhida que decorreu de 19 a 23 de julho, também online. As duas melhores equipas de cada grupo passaram à finalíssima, que foi disputada online por Macau, República Checa, Portugal, Brasil, Polónia, Rússia, Quénia e Espanha, no dia 27 de julho.

Nesta competição mundial as equipas defrontam diferentes culturas e formas de gerir empresas.

A equipa portuguesa conseguiu atingir a quinta posição nesta final internacional da edição de 2019. Pedro Nascimento, líder da equipa, formada por cinco quadros da Caixa Geral de Depósitos, explicou que deram o seu melhor para vencer. “Enfrentámos algumas dificuldades na contratação de mão de obra especializada”, revelou. Tentaram aliciar esses trabalhadores com melhores salários, mas a concorrência levou a melhor sobre a equipa nacional na atração de talento.

Para os portugueses, tanto as edições nacionais do Global Management Challenge como as finais internacionais, são momentos de aprendizagem. Em contexto internacional têm sempre a oportunidade de se confrontar com outras culturas e diferentes formas de gerir empresas.

RÚSSIA EM QUARTO LUGAR
Em segundo lugar na tabela classificativa ficou a República Checa, país que venceu a edição de 2017. Em terceiro ficou a Polónia, e a Rússia, país campeão da edição de 2018, atingiu desta vez apenas a quarta posição. O Brasil ficou no sexto lugar, o Quénia em sétimo e a vizinha Espanha ficou com a oitava posição.

João Matoso Henriques, CEO da SDG, empresa que organiza esta iniciativa em parceria com o Expresso desde a sua primeira edição realizada em 1980, lembrou, na entrega de prémios, que “esta final internacional, que decorreu inteiramente online, foi a primeira realizada neste formato nos mais de 40 anos de história do Global Management Challenge”.

Na última semana do próximo mês realiza-se a final internacional relativa à edição de 2020, em Nizhny Novgorod, na Rússia, cidade que celebra este ano os 800 anos da sua fundação. Esta é a quarta vez que este país do Leste europeu, campeão mundial em seis edições, organiza esta inicia­tiva.

“Estamos um pouco apreensivos com possíveis alterações que a pandemia venha a trazer à realização deste evento, mas para já está tudo a postos para que este seja presencial”, referiu João Matoso Henriques.

Desta vez, Portugal será representado por uma equipa de estudantes universitários.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Botelho

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

PMN_5597Foto