Arriscar para alcançar a vitória

in Expresso, 18 de março de 2022

Legenda da Foto (da esquerda para a direita): Alberto Carvalho, Alexandre Amaro e Beatriz Silva da equipa portuguesa que venceu a final internacional da edição de 2020 do Global Management Challenge, com João Matoso Henriques, CEO da SDG

A equipa vencedora da última final internacional aconselha os participantes a treinar e a acreditar que podem vencer.

Três estudantes de Gestão, Finanças e Engenharia trouxeram para Portugal a vitória na final internacional do Global Management Challenge 2020. A quem vai participar na atual edição da prova nacional aconselham a arriscar, estudar cenários e estabelecer estratégias.

“Não tenham medo de arriscar. Estudem bem o manual, tentem perceber as dinâmicas de jogo e aproveitem a fase de treino para testar estratégias e conhecer a vossa equipa. Confiem em que podem chegar à vitória”, revela Beatriz Silva, da equipa portuguesa campeã internacional de 2020. Alberto Carvalho, colega de equipa, conta que o segredo do sucesso reside “em não ficar pelo primeiro nível de análise e verificar todas as decisões, bem como estar aberto a novas estratégias e formas de gerir uma empresa”. Estudante do mestrado de Finanças e assistente, aconselha os seus alunos a participar nesta competição, uma experiência que considera enriquecedora, já que dá uma vertente diferente da ensinada na faculdade.

Alexandre Amaro, líder da equipa, explica que “definir uma estratégia a longo prazo é essencial para ganhar a nível nacional. Na final internacional, e com culturas diferentes, é não ter medo de arriscar”. Estudante de Engenharia, recomenda esta prova a quem não seja de Gestão.

Para João Matoso Henriques, CEO da SDG, a vitória em 2020 mostra que o talento nacional em nada fica a dever às tradicionais grandes potências da competição, como a China ou a Rússia. Lembra que as inscrições para a edição nacional estão em curso e que esta prova “pode ajudar a preparar os estudantes ou quadros mais jovens para o mercado de trabalho”.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

brasil v 1India_2021