in Expresso, 12 de Outubro de 2019
Legenda da foto: Guilherme Pereira, pró-reitor da UM, apresenta a prova.
A instituição de ensino defende que este desafio desenvolve competências nos seus alunos e permite-lhes ter uma experiência de trabalho em equipa.
A organização do Global Management Challenge esteve esta semana na Universidade do Minho (UM) a divulgar a atual edição da competição.
Guilherme Pereira, pró-reitor desta instituição de ensino defende que esta prova desenvolve competências valorizadas pelos empregadores.
“O trabalho em equipa, a comunicação e liderança, são aspetos que este desafio trabalha e que o mercado de trabalho valoriza”, explicou Guilherme Pereira, durante a sessão de apresentação da competição. Lembrou aos alunos presentes que nesta iniciativa têm de interpretar os dados da sua empresa, relacioná-los com o que os rodeia e depois podem analisar a repercussão das suas decisões na organização e sua envolvente.
E se os alunos na competição criam uma rede de contactos e se relacionam com empresas, na opinião do pró-reitor as empresas têm por seu lado a oportunidade de avaliar talento que podem vir a recrutar.
Miguel Carvalho é aluno de engenharia industrial da UM. Participou na prova no seu primeiro ano e quer repetir a experiência agora que está no quinto ano e se sente mais preparado. “É interessante nesta iniciativa ver como conseguimos transpor os conhecimentos da teoria para a prática”, explica. Já o seu colega de universidade Pedro Alves, estudante do mestrado em finanças, acredita que as competências que poderá adquirir neste desafio de gestão lhe vão permitir crescer como pessoa e como profissional.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: DR