Treino de competências para a vida laboral

in Expresso, 16 de outubro de 2021

Legenda da Foto: Teresa Barreiros acredita no carácter formativo desta iniciativa de gestão

A participação da REN na edição de 2021 deste desafio engloba equipas de quadros e de estudantes.

A aposta da REN no Global Management Challenge 2021 envolveu no seu arranque cinco equipas, três formadas por quadros e duas por estudantes universitários. Deste total, apenas duas de quadros e duas formadas por estudantes universitários continuam em competição e disputam atualmente a segunda volta. Para a empresa esta iniciativa desenvolve o espírito de equipa, promove a partilha de experiências, permite colocar em prática conhecimentos adquiridos e mostra como funciona uma organização.

Teresa Barreiros, diretora de recursos humanos da REN conta que “a possibilidade de as nossas equipas participarem numa competição de estratégia e gestão a nível mundial é uma experiência ímpar no seu percurso profissional”. Por norma as equipas internas são constituídas por trainees e colaboradores recém-chegados.

“A partilha da experiência desta competição, os laços e espírito de equipa que criam e a visão de gestão transversal que adquirem, são claramente um marco muito positivo e diferenciador na sua integração na empresa”, salienta.

LIDERANÇA EM DESTAQUE

As competências de liderança e de gestão são hoje em dia exigidas para vários níveis de uma organização e as empresas necessitam de recursos humanos mais bem preparados e com competências mais abrangentes.

“Esta iniciativa permite vivenciar algumas dessas competências e potenciar que aqueles que participam neste programa possam servir de catalisadores de uma nova forma de trabalhar para a restante organização”, frisa Teresa Barreiros.

Neste desafio os participantes são chamados a tratar e analisar informação, a planear, a delinear cenários, caminhos, estratégias e mecanismos de decisão e estas são boas práticas que podem ser replicadas em diversas funções. Daí que Teresa Barreiros defenda “que um colaborador da empresa, mesmo que não seja da área de gestão, estará muito mais preparado para analisar, refletir, planear e gerir atividades, equipas e projetos após participar no Global Management Challenge”.

Já a aposta da REN em equipas de estudantes pretende ser uma abordagem diferenciadora de aproximação ao mundo académico e um contributo para a formação das próximas gerações de talento. Na opinião da diretora de recursos humanos “esta competição oferece aos estudantes uma oportunidade única de desenvolvimento de competências essenciais à sua integração no mercado de trabalho”.

APLICAR SABERES ADQUIRIDOS

Dá-lhes ainda, salienta Teresa Barreiros, a oportunidade de “porem em prática os conhecimentos adquiridos na universidade e de verem os seus efeitos práticos num simulador de gestão que se aproxima daquilo que poderão vir a experienciar no seu futuro profissional”.

Obtém aqui ainda uma visão helicóptero sobre os diferentes desafios e a capacidade de tomada de decisão com base na informação disponível, competências que a REN valoriza quando contrata novos talentos.

Classificação após a 4ª decisão — 2ª volta

Agarrados às lideranças As 54 equipas que estão a disputar a segunda volta do Global Management Challenge 2021 tomaram esta semana a quarta de cinco decisões, o que provocou poucas mudanças no topo dos oito grupos já que apenas um, o número 6, tem agora um novo líder em relação à passada semana. Esta é uma prova de que as equipas querem manter a sua posição, numa altura em que têm apenas uma semana para se qualificarem para a final nacional, agendada para o próximo mês. A Accenture é a entidade com mais equipas no topo de grupos, com três. A Zenki, Deloitte, Metro, EDP e ISG alcançaram uma liderança cada uma.

Consulte a Classificação da Quarta Decisão da Segunda Volta do Global Management Challenge 2021: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Final Rússiafoto_Site