Prova prepara estudantes para o mercado de trabalho

in Expresso, 1 de abril de 2021

Legenda da Foto: Carlos Vieira (ISG) acredita que a prova simula o real

Iniciativa de gestão – Esta competição, organizada pelo Expresso e a SDG e que envolve equipas de estudantes, quadros e mistas, teve a sua primeira edição em 1980. A sua internacionalização começou em 1981, está atualmente em 36 países e já mobilizou 750 mil participantes em todo o mundo.

Quatro equipas de alunos do Instituto Superior de Gestão vão participar no Global Management Challenge 2021.

Estudantes do segundo e terceiro anos dos cursos de economia e de gestão do Instituto Superior de Gestão (ISG) vão participar na 42ª edição da competição que arranca em maio. O objetivo destes alunos é saber mais sobre gestão e ganhar competências para o mercado de trabalho.

Para Carlos Vieira, professor do ISG que utiliza nas suas aulas a metodologia do Global Management Challenge, este desafio “permite que haja uma aprendizagem direta sobre casos similares à realidade, em termos de decisões transversais em seio empresarial. Suporta-se na relação entre colegas e processos negociais internos que são sempre necessários, quer no âmbito da simulação, quer na vida real das organizações”. Antigo participante da prova o docente acredita que neste processo os alunos ganham competências de relacionamento com os colegas, aprendem a gerir o stresse, a ter a perceção dos processos de tomada de decisão e absorvem conteúdos de gestão estratégica e operacional.

Catarina Jesus, lidera uma destas equipas e espera com este desafio desenvolver competências pessoais e profissionais valorizadas pelo mercado de trabalho, tais como “a capacidade de liderança, argumentação, resolução de problemas em equipa, capacidade de adaptação, autonomia, organização, motivação para alcançar o sucesso e resistência”. Já Diana Oliveira e os seus colegas de equipa esperam “trabalhar em conjunto, ganhar assertividade, resiliência e a capacidade de adaptação às adversidades. Teremos de gerir os confrontos de ideias que possam surgir e é aí que esperamos que a aprendizagem seja maior”.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Tiago Miranda

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

3 ceo