in Expresso, 26 de Outubro de 2019
Legenda da foto: João Matoso Henriques na sessão de apresentação da competição, realizada na Nova School of Business & Economics.
Nesta simulação da vida real de uma empresa, os estudantes tomam decisões em diferentes áreas funcionais e colocam em prática conhecimentos adquiridos.
Arranca no início de novembro a segunda edição da primeira volta do Global Management Challenge e as inscrições para esta iniciativa irão estar abertas até dia 28. A organização esteve no dia 17 na Nova School of Business & Economics (Nova SBE), em Carcavelos, a divulgar a atual edição da competição, salientando como através desta simulação os estudantes podem perceber melhor o funcionamento de uma empresa.
A apresentação da prova foi acolhida pelo Centro de Negócios Digitais e Tecnologia da Nova SBE. Segundo o seu diretor, João Castro, este evento pretendeu mostrar aos alunos da escola como este simulador pode contribuir para a sua formação. “É uma ferramenta fantástica para os estudantes experimentarem num simulador o contexto daquilo que aprendem. Têm o feedback das suas decisões de gestão e têm de passar por um processo de racionalizar e de interpretar o que estão a fazer”, salientou na sessão.
Aprendizagem de gestão Para o professor João Castro, “no Global Management Challenge os estudantes aprendem o que é a atuação no mercado em concorrência, atuam com outras equipas e põem em prática os diferentes conteúdos que vão aprendendo e a sua inter-relação e o que podem fazer com isso. Esperamos que se saiam bem, porque se forem bons alunos e se aprenderam bem sabem tomar boas decisões”.
A apresentação realizada na Nova SBE por João Matoso Henriques, CEO da SDG, empresa que, em conjunto com o Expresso, organiza esta iniciativa, suscitou a curiosidade dos alunos presentes na sala.
Michele Sottana, italiano, estudante do mestrado de Gestão, é disso exemplo, tendo sido cativado por esta prova. “Quero participar e estou a tentar organizar uma equipa”, revelou. Na sua opinião, esta apresentação serviu para perceber com exatidão o que este desafio de estratégia e gestão implica, que tipo de decisões são necessárias tomar e o que se espera dos participantes.
“O mundo universitário é fundamental para o sucesso do Global Management Challenge, e queremos proporcionar aos alunos da nova SBE a experiência de participarem nesta competição. A sessão que realizámos insere-se na nossa normal atividade no mundo académico e visa motivar o interesse dos estudantes para integrarem este desafio”, explicou João Matoso Henriques.
Nesta 40.ª edição da competição, a organização continua a apostar numa segunda edição da primeira volta num calendário que é mais favorável aos estudantes universitários. O objetivo é atingir ou mesmo ultrapassar as 351 equipas que integraram a edição de 2018.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Botelho