
in Expresso, 28 de janeiro de 2022
Legenda da Foto: João Matoso Henriques, CEO da SDG, quer cativar mais equipas de quadros para a atual edição da competição
O Global Management Challenge 2022 arranca em maio e a organização quer superar as 332 equipas atingidas em 2021.
Arranca em maio mais uma edição do Global Management Challenge. No ano passado a competição contou com a participação de 332 equipas, maioritariamente formadas por estudantes. O objetivo da organização para esta 43ª edição é ultrapassar este número e cativar mais equipas de quadros.
As inscrições para integrar esta iniciativa organizada pela SDG e o Expresso vão permanecer abertas até ao final de abril.
Segundo João Matoso Henriques, CEO da SDG, “o objetivo é tentar superar o número do ano anterior. Tendo em conta o cariz especial dos últimos dois anos e as circunstâncias em que se realizaram as respetivas edições e a incerteza do futuro devido à pandemia, iremos mais uma vez focar a nossa atenção na qualidade de serviço que nos proporcionou o nível reputacional que tem o Global Management Challenge”.
Acrescenta ainda que “iremos trabalhar da mesma forma para a captação de equipas de estudantes e de quadros, mas a expectativa é de um maior crescimento nos quadros já que se espera uma retoma no setor empresarial com o abrandamento das consequências da pandemia”.
Durante a competição os participantes tomam decisões de gestão e trabalham em equipa para obter resultados.
Nesta competição de estratégia e gestão e, segundo o CEO da SDG, “os participantes contactam com demonstrações financeiras e relatórios de gestão, trabalham em equipa, aprendem a gerir conflitos, a liderar e a tomar decisões”. Estas são algumas das competências que podem adquirir durante a prova.
Ao longo dos meses em que decorre a competição as equipas de quadros, estudantes e mistas (integram estudantes e quadros), têm de gerir uma empresa e no final vence a que obtiver o melhor resultado de desempenho. Este processo realiza-se ao longo de duas voltas onde são eliminadas equipas e só oito chegam à final nacional.
Nesta última etapa, agendada para o final deste ano, será apurada a vencedora nacional que representará o território nacional na final internacional, agendada para abril de 2023. Portugal foi o vencedor da última final internacional realizada, referente à edição de 2020.
Para mais informações sobre esta competição portuguesa consultar o site www.globalmanagementchallenge.pt.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: Nuno Fox