Fonte de recrutamento de jovens talentos

in Expresso, 27 de novembro de 2020

Legenda da Foto: Patrícia Pereira, da Konica Minolta, valoriza as competências desenvolvidas nesta prova

No GMC, os estudantes desenvolvem competências importantes para as empresas na hora de contratar.

A Konica Minolta Portugal (KM) está a participar no Global Management Challenge 2020 com sete equipas de estudantes. Para esta empresa, a prova permite avaliar e recrutar talento. Já os estudantes encaram esta experiência como uma aprendizagem que lhes pode dar uma vantagem curricular e funcionar como porta de entrada para o mercado de trabalho.

“Apoiar equipas de estudantes faz parte da nossa aposta ao nível da responsabilidade so­cial e é mais uma forma de nos aproximarmos dos estudantes, que podem vir a tornar-se futuros colaboradores ou quem sabe clientes da KM”, explica Patrícia Pereira, diretora de Recursos Humanos da empresa.

Durante a prova, os estudantes “desenvolvem competên­cias na área da gestão, comunicação, liderança e networking. Prepara-os para uma melhor integração e para os desa­fios que vão encontrar quando ingressarem no mercado de trabalho”. Patrícia Pereira defende que este desenvolvimento de competências resulta numa maior visibilidade dos seus perfis para as empresas recrutadoras.

“O Global Management Challenge é sem dúvida uma fonte de recrutamento para a KM”, revela Patrícia Pereira. Anualmente, a empresa procura organizar um convívio com as suas equipas, para as apoiar mais de perto e avaliar o seu talento. “Este ano recrutámos um perfil de uma das equipas que apoiámos na edição de 2019 e que chegou à final nacional”, salienta a diretora de Recursos Humanos. Acrescenta que este desafio estimula o trabalho em equipa, a comunicação e o pensar fora da caixa. “Acreditamos que essas aprendizagens vão no futuro ser transpostas para o contexto profissional. Na hora de recrutar são essas aprendizagens e perfis que nos vão despertar total interesse”, finaliza.

Este desafio estimula os jovens a desenvolver o trabalho em equipa, a comunicação e o pensar fora da caixa.

Ricardo Russo, Pedro Lopes, Beatriz Arriaga, Vítor Santos e Hugo Pinto, estudantes de Contabilidade e Finanças, formam a equipa Konica Minolta/New Gen Cf, que integrou a primeira edição da primeira volta de 2020. “Temos uma paixão por gestão, e a participação pareceu-nos a oportunidade perfeita para a manifestar de forma competitiva. Esperávamos aprender conceitos de gestão que não nos tinham sido apresentados em aula, e foi o que obtivemos”, revela Ricardo Russo.

Como diferenciar gestão de curto e de longo prazo, trabalhar com recursos limitados e lidar com adversidades foram conceitos que aprenderam, e para Ricardo Russo são aprendizagens necessárias para quem quer seguir gestão. “Até noutros campos, as noções de gestão que obtivemos vão ser úteis”, salienta. Acrescenta que integrar a prova e chegar à final nacional é uma mais-valia em relação a outros candidatos que não tenham passado por esta iniciativa e pode servir como uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

A equipa Konica Minolta/Stonks é formada por Afonso Jorge, Bernardo Quinteiro, Diogo Lopes, Gonçalo Mateus e Tomás Paiva, estudantes de Engenharia Informática e de Computadores. “Entrámos mais pelo desafio que a competição proporciona e acabámos a aprender e a investigar sobre bastantes conceitos relativos à gestão empresarial que nos ajudaram neste percurso”, conta Bernardo Quinteiro. Considera que saber mais sobre gestão é “uma adição bastante positiva aos nossos currículos. Qualquer demonstração de polivalência será sempre bem vista por um possível empregador”.

GARANTIR UMA BOA POSIÇÃO

Falta uma semana para terminar a segunda edição da primeira volta do Global Management Challenge 2020. Esta semana, com a tomada da quarta decisão, houve alterações na liderança dos grupos 5, 12, 15, 16 e 20. Os restantes 19 grupos mantiveram a mesma chefia e na próxima semana apenas quem estiver no topo do seu grupo passará à segunda volta. A Staples Portugal, EDP e Garantia Mútua são as organizações com mais equipas na chefia de grupos, com três cada.

Consulte a Classificação da Quarta Decisão da Segunda Edição da Primeira Volta do Global Management Challenge 2020: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

paula carnUntitled