Ferramenta de ensino para a área da gestão

in Expresso, 11 de Abril 2020

Legenda da foto: É preciso apenas um computador para utilizar a metodologia do Global Management Challenge.

No Global Management Challenge os estudantes aprendem a gerir empresas, seja em contexto académico ou na prova nacional.

Um desafio prático onde se aplica a teoria académica é como Paulo Lopes Henriques, coordenador do mestrado em ciências empresariais do ISEG, define a metodologia do Global Management Challenge que é utilizada neste curso. Este ano, devido à pandemia, os alunos estão a competir totalmente online e as equipas formadas neste programa podem integrar a edição nacional de 2020 da competição.

Este mestrado destina-se a estudantes que não têm um percurso académico em gestão, mas que têm ou irão desenvolver atividades profissionais que exigem conhecimentos de gestão. É na unidade curricular “casos em estratégia” que é utilizada uma versão simplificada do Global Management Challenge em que os alunos, tal como na competição nacional, têm uma empresa para gerir.

“Para os estudantes este programa é uma mais-valia na aplicação prática dos temas trabalhados nas aulas”, explica o coordenador. Os objetivos pedagógicos da utilização deste programa estão ligados à compreensão da importância do trabalho de grupo, da experimentação e aquisição de experiência com ferramentas de análise do ambiente competitivo das organizações e a perceção da dinâmica e interdependência do ambiente empresarial.

Ao tomarem decisões de gestão, os alunos aplicam a teoria académica aprendida

Mariana Costa, Francisca Casimiro, Francisca Castro e Joana Lopes formam uma equipa neste programa. “É possível trabalhar bem e eficazmente utilizando apenas ferramentas online e o trabalho em grupo foi fulcral”, conta Mariana Costa. Acrescenta que “esta é uma das melhores formas de aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado. Aqui podemos lidar com a parte financeira e empresarial de uma empresa e somos confrontadas com situações reais em que temos de aplicar os conceitos teóricos”.

Filipa Freitas, diretora de marketing e comunicação da SDG, empresa que organiza o Global Management Challenge com o Expresso, explica que as equipas que integram este mestrado estão convidadas a participar na edição de 2020 da competição. “A nível nacional vão enfrentar mais decisões e competir com estudantes de outras áreas e quadros, tendo assim uma experiência renovada na área da gestão”, finaliza.

Jornalista/EXPRESSO: Maribela Freitas
Foto: DR

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

default-thumbnailDMP_2945