Estudantes em maioria no arranque da segunda volta

in Expresso, 17 de setembro de 2021

Legenda da Foto: Filipa Freitas, diretora de marketing e comunicação da SDG

No próximo dia 21 começa mais uma etapa do Global Management Challenge 2021, onde 54 equipas vão lutar para chegar à final nacional em novembro.

A 42ª edição desta competição de estratégia e gestão organizada pelo Expresso e a SDG arrancou em maio com 332 equipas. Desse total, apenas 54 continuam em prova, e na próxima terça-feira tomam a primeira das cinco decisões que compõem a segunda volta do Global Management Challenge.

Das 54 equipas que continuam em competição, 42 são formadas por estudantes universitários, 11 por quadros de empresas e uma é mista, ou seja, inclui estudantes e quadros. “Tivemos cerca de 65% de equipas de estudantes inscritas nesta edição. Atendendo à pandemia, houve uma retração da participação de quadros, devido à instabilidade vivida na economia empresarial”, refere Filipa Freitas, diretora de marketing e comunicação da SDG. Que acrescenta que ao longo dos anos têm vindo a questio­nar os estudantes e quadros sobre o que aprendem neste desafio. “Muitos universitários apontam o desenvolvimento de competências de gestão e estratégia que proporciona e que funciona como um complemento à formação universitária. Referem também ser um teste aos seus conhecimentos e terem aqui a oportunidade de conhecer as empresas que os apoiam e sair da sua zona de conforto”, salienta. Já os quadros acrescentam a vontade de conhecer melhor os colegas de trabalho e de terem novos desafios.

Depois da final nacional da edição de 2020 se ter realizado online, ainda não é certo como vai decorrer a deste ano, agendada para novembro. “Os moldes estão a ser definidos, e não se sabe se será presencial, online ou um híbrido. O que nos caracteriza são os eventos presenciais, com o envolvimento de todos os intervenientes nesta competição, e o formato totalmente online não faz jus ao que pretendemos oferecer com esta experiência”, frisa a diretora de marketing da SDG.

Para já, as equipas terão de gerir a sua empresa ao longo de cinco semanas e na quinta e última decisão liderar o seu grupo para passar à final nacional. Só oito chegarão a essa última etapa, onde será selecio­nada a equipa vencedora da atual edição.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

JMH SLAVAequipa final