in Expresso, 15 de Setembro 2023
A equipa que vai representar o país vizinho em Angola é formada por quatro estudantes de Matemática
Aproxima-se a final internacional da edição de 2022 do Global Management Challenge, que se realiza no final deste mês em Angola, e Espanha é mais um dos países que vai participar neste evento, com uma equipa de estudantes de Matemática da Universidade de Saragoça.
Teresa de la Cal Losada, organizadora da competição em Espanha, conta que a equipa que vai representar o país em Luanda foi selecionada das 400 que integraram a edição nacional. “A final espanhola foi muito competitiva, tendo o primeiro e o segundo classificados apresentado apenas uma pequena diferença. Os vencedores demonstraram um grande nível e esperamos que continuem o percurso ascendente que as equipas espanholas têm demonstrado nas últimas finais internacionais.” Lembra-se que a cidade de Santiago de Compostela, no país vizinho, foi a anfitriã da final internacional da edição de 2021 e a equipa da casa atingiu a quarta posição nesse evento.
Na opinião de Teresa de la Cal Losada, numa competição como esta os participantes aprendem a “gerir uma empresa e a tomar decisões de topo sob pressão”. Explica que alguns dos participantes espanhóis que já passaram pelo Global Management Challenge, nomeadamente estudantes universitários, apontam este exercício de estratégia e gestão como importante para o seu futuro profissional, já que lhes pode abrir portas no mundo do trabalho.
Nas várias voltas e nas finais desta competição, tanto nacionais como internacionais, os participantes são chamados a decidir sobre as mais variadas áreas de uma empresa, desde os recursos humanos às finanças. O que faz, para a organizadora espanhola, com que esta simulação seja “muito parecida com a realidade”.
Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: DR