in Expresso, 16 Setembro 2017
Legenda da foto: “A equipa que vencer a edição nacional irá representar Portugal na final internacional no Dubai”.
As 40 formações que se qualificaram para a próxima etapa do Global Management Challenge vão tomar no dia 26 a primeira de cinco decisões sobre os destinos da sua empresa.
Começa no final do mês a segunda volta do Global Management Challenge 2017. Vão estar a competir 40 equipas, das quais 35 são formadas por universitários, três por quadros e duas são mistas, ou seja, incluem estudantes e quadros.
Universidade Lusíada, Instituto Politécnico do Porto, Universidade Católica, Instituto Superior Técnico, Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior, Escola Superior de Enfermagem, Universidade de Lisboa e Instituto Universitário da Maia, são as instituições de ensino superior de origem destes estudantes. Quanto às áreas de estudo, dividem-se pelas mais diversas e vão desde as já habituais economia, gestão e engenharia, até ao marketing, informática, enfermagem, biotecnologia, entre outras.
Para a grande maioria dos estudantes o Global Management Challenge é uma forma de desenvolver competências na área da gestão, aplicar conhecimentos e mostrar às empresas as suas capacidades de trabalho. Já para as entidades que apoiam a participação deste tipo de equipas, fazem-no muitas vezes com o intuito de avaliar talento a contratar para as suas estruturas.
As três equipas de quadros que continuam em prova integram colaboradores da banca e sector segurador. No total são 18 as organizações que contam com equipas suas na segunda volta, sendo que o Instituto de Emprego e Formação Profissional é a que mais tem, com nove. Segue–se a IT Sector com quatro, a Caravela, Intrum Justitia e Konica Minolta, com três cada e o Millennium bcp e NOS com duas. Dez empresas contam apenas com uma equipa.
Nesta etapa da prova as formações vão ser divididas em oito grupos e na quinta e última decisão, as que estiverem no topo do seu grupo, irão disputar em novembro a final nacional.
A vencedora desta última fase representará Portugal na final internacional, em abril do próximo ano no Dubai.
Jornalista Expresso: Maribela Freitas