in Expresso, 22 de Outubro 2016
A competição vai deixar de ser um evento interno de uma federação e passará a estar aberta a todo o país.
O Global Management Challenge nos últimos anos tem sido organizado na Índia como uma formação interna que a All India Management Association (AIMA), a federação das associações de gestão, organiza para os seus sócios e a equipa vencedora tem vindo a representar o país na final internacional. A partir do próximo ano e sob a alçada do Sanskar Educational Group esta competição portuguesa criada há 37 anos pelo Expresso e a SDG, vai passar a estar aberta à participação de estudantes e empresas de todo o país.
“Em 2017 vamos ter um novo parceiro que será o responsável pela organização desta iniciativa e terá a AIMA como cliente. Até agora a competição estava circunscrita a esta federação que apesar de representar muitas associações, acabava por ser limitativo”, realça João Matoso Henriques, CEO da SDG. Acrescenta que “o facto de agora estarmos a operar com o nosso modelo de negócio, no universo académico e no mercado empresarial, permite-nos ter outra ambição e objetivos, o que para nós é um passo muito importante”.
O novo parceiro, o Sanskar Educational Group, é uma universidade privada que dá formação em farmácia, engenharia, gestão e arquitetura. O Global Management Challenge Índia vai ser dirigido por Lav Agarwal que participou numa edição da competição nos Emirados Árabes Unidos. Na sua opinião “a educação na área da gestão é muito baseada na teoria e em casos de estudo, por isso carece de prática e este desafio é muito bom para resolver esse problema”. Realça ainda que é um exercício que também as empresas podem utilizar para os seus colaboradores.
200 equipas
A expectativa de Lav Agarwal é que a primeira edição comece já no início do próximo ano, entre janeiro e março, com 200 equipas.
Para o CEO da SDG este é um grande mercado, o que representa alguns desafios. No entanto está otimista e acredita que a Índia tem condições para em dois ou três anos estar em pé de igualdade com países como a China e a Rússia, onde anualmente participam na prova cerca de duas mil equipas.
Quanto ao mercado indiano, Lav Agarwal refere que “existem mais de 75 mil empresas e 500 mil alunos de gestão que serão contratados anualmente. Além do treino que oferece, esta iniciativa pode funcionar como uma forma de empresas e estudantes se encontrarem neste processo de recrutamento”. Pela experiência vivida o organizador indiano acredita que tanto estudantes como quadros, ao integrarem equipas desenvolvem competências de liderança, aprendem a trabalhar em grupo, a comunicar melhor as suas ideias e a tomar decisões, ao mesmo tempo que melhoram os seus conhecimentos sobre negócios e criam familiaridade com os processos associados à gestão de uma empresa.
Além da expansão na Índia a SDG está em negociações com potenciais parceiros na África do Sul, Indonésia e Sérvia. A ideia é que a prova se comece a desenvolver aqui e que passem a fazer parte da comunidade de mais de 30 países que atualmente disputam o Global Management Challenge.
Legenda: Amit Gupta (Sanskar Educational Group), João Ferreira, João Matoso Henriques (ambos
da SDG) e Lav Agarwal (Global Management Challenge Índia) no lançamento da prova
Jornalista: Maribela Freitas