Competição na Índia atinge as 768 equipas

in Expresso, 18 de dezembro de 2020

Legenda da Foto: Na última final internacional, a equipa da Índia não passou da semifinal

Cerca de 3500 estudantes e quadros integraram a edição de 2020 da prova neste país.

A edição do Global Management Challenge 2020 na Índia terminou recentemente, com a vitória de uma equipa formada por quadros. A final nacional realizou-se online devido à pandemia, numa edição que contou com a participação de 3516 estudantes e quadros, distribuídos por 768 equipas.

“Dada a covid-19, tivemos de realizar uma série de mudanças, de acordo com as diretrizes governamentais, para garantirmos o sucesso desta edição. Um dos maiores desa­fios foi chegar às 768 equipas, já que estávamos no meio de um confinamento, com as pessoas separadas e a trabalhar a partir de casa”, conta Lav Agarwal, organizador da competição na Índia. Acredita que o número de equipas atingido é uma prova de que os participantes, em particular os estudantes, percebem os benefícios deste desafio de estratégia e gestão que lhes permite gerir uma empresa. No próximo ano a expectativa é chegar às 1500 equipas.

Quanto à final nacional de 2020, realizada online, a vitória recaiu numa equipa de quadros e será ela a representante deste país na final internacional, agendada para o primeiro semestre do próximo ano, em Macau.

Aprender mais sobre gestão

Os organizadores indianos rea­lizaram este ano um inquérito aos participantes do Global Management Challenge sobre a sua experiência na prova. Em relação aos resultados, Lav Agarwal destaca que “60% confirmaram que esta iniciativa os ajudou a desenvolver competências de comunicação e trabalho em equipa. Já 75% revelaram que a prova lhes permitiu perceber como os vários departamentos de uma empresa interagem uns com os outros, bem como ­criar modelos de negócio. Uma das principais aprendizagens no Global Management Challenge é desenvolver conhecimentos no que diz respeito à análise de dados financeiros, e isso foi confirmado por 80% dos participantes”.

Lav Agarwal acredita que para os estudantes esta competição se assume como uma oportunidade de se colocarem no lugar de um gestor e de tomarem decisões num ambiente competitivo. “A maior parte do currículo académico na Índia baseia-se na análise de estudos de caso e no ensino em sala de aula. Portanto, trabalhar num simulador de negócios fornece um novo formato para aprimorar conhecimentos e comparar desempenhos com outros alunos.” Salienta ainda que “os estudantes com bom desempenho na competição são considerados pelos recrutadores como mais preparados para trabalhar”.

Muitos dos quadros que integraram a edição indiana de 2020 eram oriundos de áreas de formação como a engenharia. “As empresas identificam este desafio como uma oportunidade de desenvolverem competências de gestão e de networking nos seus colaboradores. Os quadros têm ainda a oportunidade de tomar decisões em áreas em que, por norma, não operam, o que lhes permite perceber as prioridades e constrangimentos desses departamentos e assim trabalhar melhor com os colegas dessas áreas, beneficiando a empresa de melhores decisões de gestão, trabalho de equipa e maior produtividade”, finaliza Lav Agarwal.

ARRANQUE DA SEGUNDA VOLTA

Começou esta semana a segunda volta do Global Management Challenge 2020, com a participação de 55 equipas. As formações estão distribuídas por oito grupos e no quadro acima são revelados os nomes das que após a tomada da primeira decisão, esta semana, ocupam o primeiro e segundo lugares do seu grupo. Esta segunda etapa da competição comporta mais quatro semanas de decisões de gestão, e na quinta e última decisão só as equipas que estiverem na liderança do seu grupo irão integrar a final nacional, agendada para fevereiro do próximo ano. Para já, a IT Sector é a entidade com mais equipas na liderança, com um total de duas.

Consulte a Classificação após a Primeira Decisão da Segunda Volta do Global Management Challenge 2020: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

UntitledJPP