Como simular o mundo real das empresas?

in Expresso, 15 de Março 2024

Legenda da foto: Gonçalo Berredo e Francisco Bastos, da equipa Ataqueaicb, em plena tomada de decisão na final nacional de 2023

A edição de 2024 arranca em maio e conta já com equipas de estudantes e de quadros inscritas.

Uma equipa de estudantes de Engenharia Biomédica e outra de quadros da TAP Portugal foram as primeiras a formalizar a sua inscrição no Global Management Challenge 2024, que arranca dentro de dois meses. Os objetivos da participação são comuns e passam por saber mais sobre gestão e tomar decisões com aplicabilidade no mundo real.

A equipa Ataqueaicb é formada por Gonçalo Berredo, Andreia Barbosa, Francisco Bastos e Rodrigo Marques, estudantes do segundo ano da licenciatura em Engenharia Biomédica do Instituto Supe­rior Técnico, e têm entre 19 e 20 anos. Repetente, esta equipa, na altura com três elementos, participou na edição de 2023 e chegou à final nacional, realizada no final de fevereiro, onde atingiu a oitava posição na tabela classificativa. Volta a participar agora em 2024. “Em 2023 inscrevemo-nos por pensarmos que seria uma competência complementar útil à nossa formação base. Um ano depois e após uma final nacional, ambicionamos um resultado algo melhor, sendo esse o principal motivo da nossa reinscrição na competição”, explica Gonçalo Berredo, chefe da Ataqueaicb.

Estes estudantes querem com esta experiência obter conhecimentos mais técnicos relacionados com a área financeira, já que sentem que foi essa lacuna que os prejudicou na sua última participação. Ambicionam também continuar a desenvolver as suas competências na área da gestão. “Esta é uma área que abrange todos os sectores, não devendo ser descartada. Não sendo a nossa formação base, consideramos que pode ser uma ‘arma’ diferenciadora, sendo possível aplicá-la de diversas maneiras, desde a gestão hospitalar, que requer uma logística intensa, até ao mundo empresarial, onde vá­rios profissionais com formação em engenharia se têm destacado”, salienta Gonçalo Berredo. Acrescenta ainda este futuro engenheiro biomédico que “a possibilidade de experimentar e simular cenários num sistema computacional revela-se bastante útil, no sentido em que oferece outputs daquilo que podem ser soluções para o mundo real, não representando qualquer tipo de risco”.

Beatriz Baltazar, Tânia Oliveira, Cláudia Abreu, Bruno Moreira e Daniel Fernandes integram a equipa Big Five, formada por quadros da TAP Portugal e com idades compreendidas entre os 36 e os 58 anos. “Decidimos inscrever-nos por considerarmos ser uma oportunidade para melhorar as nossas competências de gestão e também para promover o trabalho em equipa”, revela Beatriz Baltazar, chefe desta formação. Os cinco elementos da companhia aérea esperam obter nesta competição novas aprendizagens de gestão que se revelem úteis durante o seu percurso profissional. “A experiência que adquirirmos poderá contribuir para melhorar a nossa proficiência no desempenho de funções que, de alguma forma, estejam relacionadas com gestão. O treino será fundamental para ajudar à tomada de boas decisões em ambiente real”, finaliza Beatriz Baltazar.

As inscrições para a edição de 2024 desta competição portuguesa de estratégia e gestão vão estar abertas até ao dia 30 de abril. Para mais informações, consulte o site: www.globalmanagementchallenge.pt.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Fotógrafo/Expresso: João Girão

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Parceiro Universitário

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

Accenture_2024Fujitsu