Aprender mais sobre gestão no ensino secundário

in Expresso, 2 de julho de 2021

Legenda da Foto: Elementos da equipa Teen MC/Bright que se qualificou para a segunda volta da edição nacional de 2021 da competição

Alunos de escolas do concelho de Oeiras estão a competir no Global Management Challenge 2021

O desenvolvimento de competências de gestão em alunos do secundário é o objetivo do Teen Management Challenge (TMC). Esta competição, inspirada no modelo do Global Management Challenge é organizada pela SDG em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras (CMO) para os estudantes deste concelho. Uma das equipas que integrou este desafio está atualmente na segunda volta da edição de 2021 da competição nacional.

João Matoso Henriques, CEO da SDG, revela que este TMC, cuja terceira edição terminou no final de junho, é “um programa de desenvolvimento de competências extracurricular, baseado numa competição de estratégia e gestão suportada por um simulador empresarial, cuja mecânica foi pensada para estudantes do ensino secundário. Este ano, mesmo com a pandemia e todas as dificuldades que ela acarreta, participaram quatro escolas com o total de 161 alunos distribuídos por 37 equipas”.

Neste programa os estudantes do secundário, independentemente da sua formação ou planos académicos futuros, têm a oportunidade de gerir uma empresa. “Há aqui um grande impacto com tudo o que tem a ver com relacionamento e trabalho em equipa, gestão de pessoas, conflitos e processo de tomada de decisão sob pressão. Promove ainda o desenvolvimento de competências de gestão e estratégia, e aptidões analíticas aplicadas a demonstrações financeiras e modelos de negócios”, frisa João Matoso Henriques.

O trabalho em equipa e a tomada de decisões de gestão são experiências vividas na competição.

Pedro Patacho, vereador da CMO com o pelouro da educação e juventude considera que “este desafio estimula e ajuda os alunos pré-universitários a compreenderem melhor os desafios que se colocam na gestão de uma empresa e a importância do trabalho colaborativo na obtenção de resultados de sucesso”. Na sua perspetiva desenvolve também aptidões de gestão de pessoas, de visão estratégica e técnicas de comunicação. “Este TMC proporciona aos alunos dos cursos científico-humanísticos ou do ensino profissional condições para o desenvolvimento de competências analíticas a partir de modelos de negócios, de gestão estratégica e de tomada de decisão”, salienta.

SINGRAR NA PROVA NACIONAL
A SDG convidou todas as equipas que integraram este TMC a participar no Global Management Challenge 2021 que arrancou em maio. Três delas aceitaram esse desafio e a Teen MC/Bright, formada por cinco alunos do 11º ano de ciências socioeconómicas, passou para a segunda volta da prova nacional. O seu líder, José Borges, explica que “em competições como estas conseguimos aperceber-nos no que consiste gerir uma empresa, pois alguns membros da nossa equipa gostariam de seguir este ramo e ficámos com uma ideia do que esperar no futuro, o que nos dá muita motivação”.

Bernardo Luís, chefia a equipa Teen MC/Elite, formada por alunos do 12º ano, também de ciências socioeconómicas. Defende que “o Global Management Challenge é mais competitivo, no sentido em que existem mais áreas de ação e aspetos a ter em conta do que no TMC. Permite-nos aprender com as decisões de quem certamente tem mais conhecimento e aprimorar as competências de trabalho conjunto, análise e retenção da informação necessária e a tomada de decisão num curto espaço de tempo”.

Para Tiago Godinho, líder da equipa Teen MC/Kiroumata, do 12º ano de ciências socieconómicas “competições deste género são importantes e fazem falta nas escolas porque grande parte do que aprendemos no secundário é algo abstrato, sem grande tradução para o mundo real, enquanto numa prova como esta os alunos entendem melhor o que se faz nesta área de trabalho”.

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

iefp valadas202107_01