Aprender como funciona uma empresa

in Expresso, 31 de dezembro de 2020

Legenda da Foto: Apenas oito equipas vão sair diretamente da segunda volta para a final nacional

Estudantes e quadros encaram a competição como uma experiência de aprendizagem na área da gestão.

A Caixa Geral de Depósitos, com quatro equipas, é uma das empresas mais representadas na segunda volta do Global Management Challenge 2020. Duas das suas equipas são formadas por quadros e duas por estudantes. Para estes participantes, a competição permite-lhes perceberem melhor o funcio­namento de uma empresa e estarem mais preparados para enfrentar os desafios diários.

Pedro Nascimento lidera a equipa de quadros CGD_Business Plan e na sua opinião “esta é uma estimulante e fantástica competição de gestão e estratégia, em que passamos a ter uma visão mais completa dos mercados, dos clientes e de tudo o que nos rodeia”. Acrescenta que “este ganho e mais-valia de conhecimento que vamos obtendo na área empresarial permite-nos melhorar as nossas competências e desempenho no trabalho diário e na carreira profissional”. A equipa que lidera venceu a final nacional da edição de 2019 e o objetivo desta nova participação é, segundo Pedro Nascimento, “continuar a melhorar as nossas valências e competências técnicas, com a ambição de voltar a conquistar o título nacional”.

Equipas mais focadas

Também formada por quadros, a equipa CGD_White Collar Crew é liderada por Tiago Rosa. Explica o chefe de equipa que “esta participação implica ter contacto com algumas das áreas necessárias ao funcionamento de uma pequena ou média empresa, sem a burocracia ligada às mesmas, o que leva a uma aprendizagem rápida dos equilíbrios necessários ao funcionamento de uma empresa e às decisões ligadas à maximização dos resultados pretendidos”. Esta segunda volta está a ser mais difícil, revela, já que os cenários mudam entre voltas e os concorrentes estão mais focados nos resultados. Até agora, a sua equipa aprendeu que é necessário dar atenção a cada área da empresa antes de fechar um orçamento e que os erros servem de aprendizagem.

E se para os quadros a prova é útil no dia a dia, para os estudantes funciona como uma extensão da aprendizagem académica. Para Francisco Monteiro, chefe da equipa de estudantes CGD/MathFcul, “para além do contacto mais próximo com a gestão, aprendemos sobre a dinâmica de trabalho em grupo e resiliência”. Alguns dos elementos da sua equipa ambicionam uma carreira na área económico-financeira, e como tal “este é um contacto privilegiado com a realidade empresarial e uma ótima oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em contexto académico e observar o seu impacto”, salienta.

Ricardo Andrade chefia a equipa de estudantes CGD/Severinos. “Temos um interesse profundo na área de gestão e este desafio perfilou-se como uma oportunidade perfeita para desenvolver os conhecimentos que já temos e trabalhar num ambiente próximo da realidade”, frisa. Para já, a competição permitiu-lhes ­criar um ambiente de cooperação e discussão em que cada membro traz algo diferente a cada decisão, a familiarização com conceitos e conhecimento técnico de gestão e desenvolvimento de ferramentas de análise e de apoio à decisão. Saberes que para Ricardo Andrade serão fundamentais para o seu futuro.

EQUIPAS AGARRADAS À LIDERANÇA

As equipas que estão a competir na segunda volta do Global Management Challenge 2020 tomaram esta semana a terceira de um total de cinco decisões. Em relação à passada semana, verifica-se que houve apenas mudança na liderança do grupo 5, o que significa que as equipas que estão no topo dos seus grupos tentam manter essa posição cimeira. Uma vez que as equipas em prova têm ainda de enfrentar mais duas semanas de competição, poderão vir a ocorrer mudanças nas chefias. Atualmente, a CGD e o Caisdavilla são as duas entidades com mais equipas no topo de grupos, duas cada.

Consulte a Classificação após a Terceira Decisão da Segunda Volta do Global Management Challenge 2020: (clique aqui)

Jornalista/Expresso: Maribela Freitas
Foto: D.R.

Últimas Notícias

Patrocinadores

Apoios

Organização

Contacte-nos

Tem alguma questão? Envie-nos uma mensagem rápida, e respondemos o mais rápido possível.

Não consegue ler? Mude o texto. captcha txt

Insira o texto para pesquisar e pressione Enter

JPP8 jan 2021